O pontapé de saída da II Liga em futebol é dado já no próximo sábado, sob novo modelo competitivo, assente em 22 equipas e 42 jornadas, por força da inclusão das equipas B.

De destacar na primeira jornada a visita do Sporting de Braga B à Luz para defrontar o Benfica B, à semelhança do que ditou o calendário da Liga principal, que se inicia a 19 agosto, cujo “prato forte” será a partida entre as equipas principais dos dois clubes, bem como do embate, no Restelo, entre Belenenses e Feirense, que desceu à II Liga na época passada.

As duas equipas são, à partida, candidatas à subida, tal como o Desportivo das Aves e a Naval 1.º de Maio, terceiro e quartos classificados da prova na época 2011/12, e que se bateram com o Estoril-Praia e o Moreirense até ao fim pela ascensão à Liga principal.

O Desportivo das Aves e a Naval 1.º de Maio recebem na primeira jornada o Trofense e o Santa Clara, respetivamente.

Já a equipa B do FC Porto desloca-se a Tondela para defrontar a equipa local, numa estreia de ambas as formações neste escalão profissional, ao passo que o Sporting B tem uma difícil deslocação ao terreno da Oliveirense, sexta classificada da II Liga na época passada.

A prova começa a 11 de agosto e termina a 19 de maio de 2013, nove meses de competição por força do aumento de 16 para 22 equipas, decorrente da inclusão de seis equipas B: FC Porto, Benfica, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Marítimo.

Nem mesmo nas quadras de Natal e de fim do ano a prova é interrompida, disputando-se as 19.ª e 20.ª jornadas nos dias 23 e 29 de dezembro, respetivamente.

O Sporting-FC Porto é o primeiro embate ao nível das equipas B dos três "grandes", disputando-se a 07 de outubro, à nona jornada, seguindo-se o “derby” Benfica-Sporting a 04 de novembro, à 12.ª jornada, e o "clássico" FC Porto-Benfica a 23 de dezembro, a contar para a 19.ª jornada.

As equipas B não podem subir à Liga principal, mas podem descer à II Divisão, tão pouco participam na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Nelas, podem atuar jogadores com idades entre os 16 e os 23 anos, estando previstos três lugares para jogadores com idade superior àquele limite.

Entre os 18 convocados para cada jogo, 10 deles têm de ter sido formados em Portugal, sendo que os jogadores que atuem pela equipa principal do clube terão de aguardar 72 horas até poderem alinhar pela equipa B ou vice-versa. Por outro lado, os jogadores da equipa principal não podem alinhar na equipa B para limparem castigos.