O Desportivo de Chaves está a caminho do regresso ao primeiro escalão do futebol português, 17 anos depois da fatídica descida à II Divisão, e um dos segredos para a boa campanha da equipa comandada por Vítor Oliveira tem sido os jogos em casa, onde os transmontanos ainda não perderam esta época para a Segunda Liga.

Quando faltam apenas nove jornadas para o final da Segunda Liga, o Desportivo de Chaves segue atrás do líder FC Porto B com menos um ponto do que a formação portista, que como se sabe não pode ascender ao primeiro escalão. No entanto, o registo caseiro do conjunto transmontano é único em Portugal com um total de 19 jogos sem perder: nove vitórias e dez empates.

Com apenas 12 golos sofridos em casa, a equipa de Vítor Oliveira tem feito do Municipal de Chaves um autêntico 'bastião' ao longo destas jornadas e que colocam a formação flaviense bem lançada para subir de divisão, e regressar ao convívio dos 'grandes' 17 anos depois da descida em 1998/1999.

Em comparação com outros campeonatos secundários europeus, o registo caseiro da formação transmontana apenas é igualado na Holanda pelo Sparta de Roterdão, que ainda não perdeu em casa, e na Alemanha pelo FC Nürnberg, que apesar de estar em terceiro lugar também não perdeu qualquer jogo em casa.

De resto, todos os clubes que lutam pela subida em Inglaterra, França, Espanha ou Itália já perderam pelo menos um jogo em casa.