O Moreirense e o FC Porto B, com empates frente ao Trofense e Sporting da Covilhã, deixaram hoje caminho livre ao Portimonense para consolidar a liderança da II Liga de futebol, à passagem da 23.ª jornada.

A jogar com nove durante uma hora, o Moreirense segurou o 0-0 em casa frente ao Covilhã, desperdiçando a ocasião de se isolar provisoriamente no comando, antes de o aflito Trofense travar as mesmas intenções ao FC Porto B com empate 1-1.

O Moreirense não conseguiu colocar a pressão do lado dos algarvios e o ponto conquistado deixou-o em igualdade com o Portimonense, ambos com 42, enquanto o FC Porto manteve a terceira posição, a um ponto do duo da frente.

Em Moreira de Cónegos, as expulsões de Filipe Melo (05) e Diogo Cunha (31) deixaram os anfitriões à mercê dos serranos, rivais diretos na luta pela promoção, com cinco pontos de avanço para os minhotos.

Na Trofa, a equipa local liderou até aos 87 minutos, altura em que os “dragões” empataram, com penálti de Tozé a castigar derrube de Mesquita (expulso por acumulação de amarelos) a Ivo, dando maior justiça ao resultado.

Hélder Sousa (03), ao segundo poste, deu vantagem ao Trofense, ao aproveitar a falta de acerto da defesa, que não conseguiu aliviar, e assim atirar cruzado, com a bola a ir ao ferro e entrar, mas a equipa de Porfírio Amorim não segurou a vantagem e manteve o 19.º lugar, com 23 pontos.

Noutros jogos, um golo solitário de Rocha (42), de cabeça, deu ao tranquilo Desportivo das Aves um triunfo por 1-0 sobre a Oliveirense, que assim mantém o último lugar, e o Sporting de Braga B ganhou ao Académico de Viseu pelo mesmo magro 1-0, com tento de Diogo Ribeiro (40), mantendo-se ambos com margem segura na fuga à despromoção.