Um golo de João Dias deu este sábado ao Trofense uma importante vitória por 1-0 no terreno do Belenenses, em jogo da 25.ª jornada, que lhe permite alcançar a liderança provisória da Liga de Honra de futebol.

O tento do lateral direito, aos 59 minutos, com “ajuda” do guarda-redes Semmler, coloca o Trofense no primeiro lugar, com 44 pontos, mais dois que Oliveirense e Feirense, que apenas jogam no domingo, enquanto o Belenenses começa a ver a “linha de água” cada vez mais próxima.

O Belenenses até entrou melhor no jogo, dispondo de boa ocasião para marcar, por Abel Camará, mas com o passar do tempo, começou a ter dificuldades na saída de bola, muito por culpa do posicionamento de Miguel Rosa, que esteve sempre muito encostado às linhas.

Sem o médio na zona central, o Belenenses não conseguia criar jogo e acabava por perder profundidade nas alas, o que facilitava a tarefa dos visitantes, que juntavam as linhas e conseguiam anular as ténues investidas “azuis”.

Sem grandes motivos de interesse, o jogo foi se arrastando até ao intervalo, altura em que José Mota resolveu alterar a estrutura da equipa, com a mudança de Miguel Rosa para o centro, atrás dos avançados Calé e Abel Camará.

No entanto, a toada do jogo mantinha-se inalterada, com ausência quase total de oportunidades de golo, até que Semmler mediu mal um cruzamento de João Dias e permitiu o golo dos visitantes.

O golo da formação da Trofa foi mesmo o único motivo de interesse do segundo tempo, já que permitiu aos visitantes controlar o jogo sem sobressaltos, pois o Belenenses não tinha ideias para chegar à área adversária.

José Mota arriscou tudo para chegar à igualdade e nos minutos finais quase era premiado, mas o “guardião” Marco segurou a vantagem do Trofense, ao defender um remate de Victor Silva.