O FC Porto B empatou hoje 1-1 em casa com o Tondela graças a um golo de Sérgio Oliveira, de livre direito, já nos segundos finais, numa partida da 22ª jornada da II Liga portuguesa de futebol.
O Tondela começou algo encolhido, correndo poucos riscos, e o FC Porto aproveitou a timidez inicial do adversário para lançar alguns ataques.
Os portistas podiam ter marcado cedo, após um mau alívio de Pica e um cruzamento de Dellatorre para uma zona onde não só havia defesas visitantes.
Aos poucos, o Tondela desinibiu-se e ensaiou os primeiros ataques, obrigando o FC Porto a tomar algumas cautelas defensivas. Mas foram os portistas que voltaram a ter o golo à sua mercê, por Dellatorre, que desaproveitou a ocasião.
O melhor deste jogo estava reservado para o segundo tempo: dois golos, primeiro para o Tondela, por Dyego Sousa (78), e depois para o FC Porto B, por Sérgio Oliveira, na marcação de um livre direito já em cima da hora, que salvou os portistas de outra derrota caseira.
O Tondela dominou boa parte deste período e na parte inicial dispôs até de várias ocasiões para marcar, na sequência de transições rápidas, apoiadas numa boa circulação de bola, que surpreenderam os azuis-e-brancos.
Aos 47 minutos, a equipa de Vítor Paneira pediu penálti, por alegada mão de um defensor portista, após um lance confuso na área portista. O árbitro, todavia, ignorou e mandou jogar.
Depois seguiram-se seis amarelos consecutivos para jogadores portistas. Um dos cartões foi para o guarda-redes Stefanovic, após o recém-entrado Dyego Sousa ter marcado o golo do Tondela, num lance muito contestado pelos anfitriões.
O golo começou numa perda de bola de Mikel, que tinha entrado um minuto antes. Márcio Sousa assistiu depois Dyego Sousa, este rematou, Stefanovic fez uma defesa incompleta e o avançado do Tondela insistiu, fazendo a bola entrar na baliza.
Os portistas alegaram que o seu guarda-redes já tinha bola nas mãos, pelo que haveria falta, mas Cosme Machado voltou a ignorar os protestos.
Num "forcing" final, o FC Porto B acabou por empatar e conquistar assim um ponto, através de um livre direto muito bem marcado por Sérgio Oliveira