O FC Porto B isolou-se hoje na liderança da II Liga de futebol, com uma vitória eficaz por 2-1 com o Santa Clara, numa oitava jornada em que o Portimonense sofreu para segurar o segundo posto.

O regresso às vitórias dos portistas, que tinham perdido na Madeira com o Marítimo B (2-0), não foi o mais tranquilo, já que os “azuis e brancos” não foram além de uma exibição suficiente para levar de vencida o Santa Clara e subir provisoriamente ao primeiro lugar, já que o quarto classificado, o Moreirense, só joga segunda -feira com o Benfica B.

O FC Porto B marcou cedo, aos seis minutos, e quando tinha feito muito pouco por isso, na conversão de uma grande penalidade, por Tozé, a punir, alegadamente, mão na bola do lateral direito Paulo Arantes.

O empate haveria de surgir já com os açorianos reduzidos a dez por expulsão de Seddiki, segundos antes do intervalo, quando Reyes fez um mau atraso para Fabiano e este, sob pressão, aliviou mal a bola, colocando-o ao alcance de Tiago Leonço, que aproveitou e fez o 1-1.

A vitória dos “dragões” só chegou ao minuto 77, quando o sub-19 Ivo concluiu um lance confuso para dar os três pontos ao FC Porto “B” e a liderança.

Um ponto atrás, com 16 pontos, está o Portimonense, protagonista de um festival de golos, que acabou na vitória por 4-3 frente ao Trofense, último classificado da II Liga.

Mas o Portimonense podia estar “bem” acompanhado no segundo lugar, se Sporting da Covilhã, Leixões e Penafiel tivessem vencido os respetivos embates.

Os três emblemas da frente saíram da oitava jornada sem os três pontos: os homens da Covilhã empataram 1-1 em Santa Maria da Feira, o Leixões obteve um nulo em Aveiro com o Beira Mar e o Penafiel visitou o Atlético novo 0-0.

Melhor esteve o Tondela, protagonista da subida da jornada, do nono para o terceiro lugar (tem 15 pontos), depois de vencer o Desportivo de Chaves por 2-1.