O FC Porto B recebeu e venceu hoje o Marítimo B por 2-0, em jogo da 28.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, que reeditou o embate entre as equipas secundárias do duelo de sábado da I Liga.
Os portistas somam agora 50 pontos, ao passo que o Marítimo B, que não vence há sete jogos, continua com 36 pontos, na metade inferior da tabela classificativa.
O FC Porto B prometeu muito com um futebol vivo e de claro pendor ofensivo, mas ficou-se por aí e quase não deu trabalho ao guarda-redes José Sá, pelo menos até ao golo marcado por Pedro Moreira (39).
O Marítimo B defendeu-se quase sempre bem, mas sentiu dificuldades ante a forte pressão portista e raramente conseguiu atacar, ficando-se por algumas breves aparições junto à área contrária.
Não deve ser por acaso que o Marítimo B tem o segundo pior ataque da prova, com apenas 20 golos marcados.
O jogo parecia estar então num impasse, com o FC Porto B quase sempre instalado no meio-campo do conjunto madeirense, mas sem conseguir aproximar-se com perigo da baliza de José Sá, e o Marítimo B fechado e a lograr anular os raides atacantes de Tozé, Ricardo e companhia.
Foi assim até ao minuto 39, quando Ricardo acelerou, invadiu a área maritimista, cruzou e Pedro Moreira fez o 1-0, revelando sentido de oportunidade e, aparentemente, também tirando partido de um desentendimento entre a defesa contrária e José Sá.
O Marítimo B respondeu ao golo portista logo no minuto seguinte, por Fábio Abreu, que se isolou, ultrapassou Kadu e, com a baliza à sua disposição, falhou o empate.
Instantes depois, o Marítimo B voltou a ameaçar a baliza “azul e branca”, de novo através de Fábio Abreu, que viu Kadu negar-lhe o golo com uma defesa apertada para canto.
Na segunda parte, o Marítimo B lançou-se ao ataque em busca da igualdade e deu algum trabalho a Kadu, mas não foi além disso e o FC Porto B retomou, entretanto, o comando do jogo, com Pedro Moreira ao leme.
Tozé, de livre, quase ampliou a vantagem portista (59) e Reyes fez o 2-0 final, após livre lateral cobrado por Rafa e assistência de Mikel, de cabeça, com o setor recuado maritimista, uma vez mais, a mostrar-se permeável.
Alex Soares viu depois o segundo amarelo, seguido do cartão vermelho, e deixou a sua equipa reduzida a 10 unidades e nas mãos de um FC Porto B dominador e superior.