O Feirense subiu este sábado à Liga portuguesa de futebol, ao vencer no terreno do Desportivo das Aves, por 2-0, em jogo da 29.ª jornada da Liga de Honra, mas a decisão do título ficou adiada para a última ronda.

Dois golos de Henrique (09 e 76 minutos) asseguraram à equipa de Santa Maria da Feira o triunfo que lhe permite regressar ao escalão principal, 21 anos depois da terceira e última presença, em 1989/90. Antes, disputou o campeonato da primeira divisão em 1962/63 e 1977/78.

O campeão da Liga de Honra só será conhecido no próximo fim de semana, uma vez que o Feirense lidera o campeonato com 54 pontos, apenas mais dois do que o Gil Vicente, segundo classificado. E o empate pode não chegar ao Feirense, uma vez, em caso de igualdade pontual, os gilistas têm vantagem no confronto direto (empate na Feira 0-0 e vitória em cada por 3-2).

Hoje, a equipa de Barcelos venceu no campo do Estoril-Praia, por 3-1, mas, estando na luta pelo título, tem também de olhar para baixo, porque ainda não assegurou a subida, face à proximidade do Trofense, que se manteve a um ponto, depois de vencer em casa o Sporting da Covilhã, por 2-1.

Na última jornada, o Feirense recebe o Leixões (5.º), o Gil Vicente visita o Fátima, último classificado, e o Trofense desloca-se aos Açores para defrontar o Santa Clara (8.º).