Um golo de Fernando Ferreira permitiu, este domingo, ao Belenenses reassumir provisoriamente a liderança isolada da II Liga de futebol, após o triunfo por 1-0 sobre o Portimonense, num dos jogos antecipados da 10.ª jornada da competição.
O médio desfez o nulo, aos 60 minutos, e recolocou o Belenenses no primeiro lugar, ainda que de forma provisória (o Sporting B apenas joga a 24 de outubro), numa partida que terminou com três expulsões: os algarvios Fábio Felício e Chico, e o belenense Fernando Ferreira.
Os "azuis" começaram por revelar dificuldades para furar a organização do Portimonense, que se apresentou no Restelo de forma muito personalizada e com ideias bem definidas em termos de estratégia e na forma como deveria atacar a baliza de Matt Jones.
Com Erick e Wakaso a servirem de "tampões" à frente da defesa, os algarvios anulavam o habitual jogo envolvente do Belenenses, que se via obrigado a reiniciar as jogadas ou a optar pelo jogo direto, quase sempre sem sucesso.
Apenas à entrada para os últimos 10 minutos do primeiro tempo o Belenenses conseguiu criar a sua principal ocasião de golo, através de um cabeceamento do "gigante" Diawara, antes de Fredy também beneficiar de boa hipótese para levar a sua equipa em vantagem para o intervalo.
Os primeiros minutos da etapa complementar tiveram tendência algarvia, mas aos 55 minutos Van der Gaag lançou Arsénio na partida e, pouco depois, o ala belenense fez um "raide" pela esquerda e cruzou para o golo de Fernando Ferreira, um médio que vem demonstrando dotes de goleador.
A formação de Portimão sentiu o golo sofrido e poderia ter visto a situação complicar-se ainda mais, se Márcio Ramos não "voasse" para evitar um remate de Fredy, que levava "selo" de golo.
Contudo, o Portimonense ainda procurou chegar à igualdade, mas as expulsões de Fábio Felício e Chico complicaram a tarefa algarvia, perante um Belenenses que também viu o árbitro Hugo Pacheco expulsar o "herói" da tarde, Fernando Ferreira.