Filipe Moreira foi hoje apresentado como novo treinador do Sporting da Covilhã, clube despromovido ao terceiro escalão mas repescado à Liga de Honra em futebol, pelo facto da União de Leiria não ter cumprido os requisitos de inscrição.

O ex-treinador do Oriental, da II divisão, apontou para um campeonato «tranquilo e de qualidade», começando já hoje a construir o plantel para a época 2012/2013.

«Foi-me pedida uma época de qualidade, à imagem deste clube, com uma história riquíssima de 90 anos, para que o Sporting da Covilhã seja bem defendido em qualquer estádio», disse Filipe Moreira à agência Lusa, quando visitou a sede do clube serrano.

Para José Mendes, presidente do Sporting da Covilhã, o técnico «tem provas dadas e conhece bem todos os jogadores dos escalões secundários», a que se poderá recorrer, devido ao quadro de restrições financeiras.

«Achamos que é o homem ideal para o que nós perspetivamos, que é atingir a manutenção o mais rapidamente possível», acentuou José Mendes.

Filipe Moreira sublinha a amizade com o presidente e o diretor desportivo, Vítor Cunha, mas realça não ter sido contratado por esses laços mas «por competência» e diz-se preparado para uma época condicionada financeiramente, até porque José Mendes diz ser «cumpridor», recusando «cometer loucuras».

«Estou preparado para essa situação, temos de ser sensatos. Nós temos pensamentos muito iguais e a partir daí torna-se tudo mais fácil», vinca o treinador, sucessor de Nascimento, que não continuou na Covilhã por não ter chegado a acordo em relação ao salário.

Ainda sem data definida, prevê-se que os trabalhos comecem na próxima semana. O primeiro jogo oficial, da Taça da Liga, é a 29 de Julho.

Na pré-epoca estão marcados encontros dia 07 de Julho, com uma seleção distrital de Castelo Branco, a 11, com a Académica, a 14 e 18, com o Tondela, E a 21 com o Gil Vicente.