O Freamunde alcançou, este domingo, a primeira vitória na II Liga de futebol, ao derrotar em casa o Atlético, por 3-2, num encontro da 10.ª jornada decidido com um "bis" de Cristophe.
O avançado freamundense foi a figura do encontro, pelo que correu, fez jogar e os dois golos marcados, aos 38 e 72 minutos. O inevitável Bock marcou o terceiro do Freamunde, aos 79, enquanto os tentos do Atlético foram apontados Ailton, que também bisou, aos 49 e 88 minutos.
No segundo jogo de João Eusébio no comando técnico dos freamundenses, a equipa local apareceu em campo num sistema diferente do que era habitual com o seu antecessor, Nuno Sousa, passando do “4-4-2” para o “4-3-3”, e pareceu mais solta.
Cristophe foi sempre um dos mais inconformados e, aos 24 minutos, assistiu Diogo, que cabeceou a bola ao ferro da baliza, ainda desviada pelo guarda-redes Leão.
Os mesmos protagonistas voltaram a criar perigo para a baliza do Atlético, aos 33 minutos, mas o cabeceamento de Diogo saiu ao lado. De permeio, Marco Bicho, num dos raros lances de ataque da sua equipa no primeiro tempo, cabeceou torto e ao lado da baliza do Freamunde.
Os locais, sempre por cima no jogo, colocaram-se em vantagem aos 38 minutos, por Cristophe, que aproveitou um corte incompleto de Tininho, na sua grande área, para bater Leão.
Na segunda parte, o Atlético surgiu em campo com Quinaz, que substituiu o médio mais defensivo Hugo Pina, e a equipa mostrou mais ambição, tendo conseguido restabelecer a igualdade aos 49 minutos, num lance de contra-ataque, simples e rápido, com Hernani a centrar para Ailton, nas costas de Batista, aparecer e "fuzilar" Tó Figueira.
A formação freamundense acusou o golo e, durante alguns minutos, o domínio do jogo foi repartido, assim como as oportunidades: Bock, aos 59, viu Leão negar o golo com uma intervenção arrojada, e Hernani, aos 68, acertou no poste da baliza do Freamunde, na marcação de um livre direto.
Com o jogo aberto, seria o Freamunde a recolocar-se na frente do marcador, por Cristophe, aos 72 minutos, a emendar com a biqueira da bota esquerda uma receção de bola defeituosa, e, sete minutos depois, Bock aumentou a vantagem, a concluir a melhor jogada do encontro, depois de uma triangulação envolvendo Cristophe e Pedró.
A reação do Atlético foi positiva e ainda fez tremer os locais, quando Ailton, aos 88 minutos, a centro de Hernani, voltou a marcar no encontro, mas o resultado não sofreria mais alterações.
Com esta vitória, a que se segue ao empate conseguido na Covilhã, o Freamunde passou a somar seis pontos e, provisoriamente, deixou a zona de descida, enquanto o Atlético, que averbou a sétima derrota na prova, manteve nove.