Em Assembleia Geral dos clubes profissionais foi aprovado o alargamento de 16 para 18 clubes na I Liga da próxima época através do sistema de “Liguilha”, onde os dois últimos classificados da Liga principal defrontarão o terceiro e quarto da II Liga.



No final desta temporada, dos 16 atuais clubes da II Liga, desce apenas um clube e sobem três da II Divisão B. Tendo em conta que os dois primeiros classificados sobem à I Liga, mais as novas seis equipas B, isto perfaz um total de 22 equipas para a próxima época.



Foi aprovado ainda, na sede da Liga Portuguesa de Clubes Profissionais, que as três equipas (Varzim, Tondela e Fátima) terão acesso direto à II Liga. No entanto, os três clubes, que venceram os campeonatos das Séries Norte, Centro e Sul do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão poderão disputar a última fase da prova apenas para se encontrar o campeão de 2011/2012.



As subidas e descidas que resultarão da “Liguilha” não “afetam” as contas por estas se anularem.



No final da época 2012/2013, serão três as equipas da I Liga que descem de escalão e o mesmo número a subir.



No entanto, todas estas medidas terão de ser aprovadas, em Assembleia Geral a 13 de maio, pela Federação Portuguesa de Futebol para entrarem em vigor já na próxima temporada.