João Almeida foi director da claque do Belenenses, já lá vão 16 anos, e quis o destino que a 03 de Julho se tornasse o mais jovem presidente da direcção em 90 anos de história do clube do Restelo.
João Almeida completa 34 anos em Setembro, é sócio do Belenenses desde que nasceu e tem "uma identificação normal" com o clube, que "estava numa situação difícil" aquando da candidatura.
Por essas razões, Almeida realçou que "não podia dizer que não", para "inverter um ciclo de declínio" da colectividade, cuja principal equipa de futebol foi relegada para a Liga de Honra na época 2009/10.
"Sou do Belenenses desde sempre. Fui atleta e sou adepto desde sempre. A partir do momento em que surgiu este projecto, encarei com naturalidade o facto de me candidatar. Não podia dizer que não a esta dedicação ao clube", disse à agência Lusa.
As duas prioridades da gestão do Belenenses já estão definidas, com a primeira preocupação a incidir na redução "da despesa que, hoje em dia, faz com que o clube seja completamente desequilibrado" e a segunda na captação de "novas receitas para permitir que, no futuro, o clube possa voltar a crescer
"São prioridades que assentam numa base de realismo e que têm de assentar numa base de enorme transparência para com os sócios, para saberem o que o Belenenses pode ter e como pode crescer", sublinhou.
Encabeçando uma equipa que inclui o irmão, Frederico Almeida, João Almeida considera "positivo" o facto de o Belenenses ter o mais jovem presidente de sempre à frente de uma "equipa que está em plena idade activa nos seus trabalhos, com provas dadas a nível profissional".
"O que podem importar para o clube é exactamente a sua experiência. E acho que foi isso que faltou ao clube nos últimos anos", salientou, em alusão aos problemas financeiros que o Belenenses tem enfrentado.
O facto de a direcção ter uma média de idades baixa "contraria o estereótipo de que o Belenenses é um clube envelhecido".
"Se o Belenenses consegue ter aos 90 anos o seu presidente mais jovem é sinal de que é um clube rejuvenescido e não envelhecido, como muitas vezes tentam fazer passar essa mensagem", afirmou.
Deputado pelo CDS/PP na Assembleia da República, João Almeida, que integra uma galeria de presidentes do Belenenses em que figura, entre outros, o nome de Américo Tomás, divide agora o tempo entre a política e o desporto.
"De um lado, temos talvez mais a paixão do desporto. Do outro lado, temos de ter a racionalidade da política. Mas faz falta uma coisa e a outra também e, portanto, são duas actividades que, sendo muito diferentes, conseguem dar-nos uma satisfação muito grande, embora sejam muito exigentes mesmo", comentou.
Comentários