O golo solitário de Kanu permitiu aos aveirenses somar três pontos e carimbar o passaporte para o escalão principal de futebol, sob o comando técnico de Leonardo Jardim, três épocas depois.

O Beira-Mar, que precisava apenas de um empate para garantir a subida, entrou a dominar o encontro, embora sem conseguir criar muitos lances de grande perigo para as redes do guardião Thiago.

Aos 11 minutos foi o médio Artur quem deu o primeiro aviso, com um pontapé rasteiro a passar muito próximo da baliza dos forasteiros.

A formação “aurinegra” chegou à vantagem perto do intervalo, ao minuto 40, por intermédio do central Kanu, que na sequência de um pontapé de canto, correspondeu da melhor forma ao cruzamento de Pedro Araújo.

No segundo tempo os visitantes entraram mais soltos e “empurraram” os aveirenses para a sua área, criando alguns momentos de tensão à defensiva da equipa de Leonardo Jardim, que perdeu algum fulgor no jogo.

A pressão do Carregado não foi suficiente para se traduzir em golos e o Beira-Mar festejou mesmo antes do final da partida, com os adeptos a invadirem o terreno de jogo mesmo antes de Artur Soares Dias dar por concluída a partida.

O Beira-Mar consuma a liderança do campeonato, somando 54 pontos, com 16 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, enquanto o Carregado terminou na última posição com 24 pontos.