O Leixões alcançou hoje o terceiro triunfo consecutivo na II Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do Vitória de Guimarães B (2-0), num jogo da quinta jornada que dominou na primeira parte.

Com os golos de Pedro Henrique, aos três minutos, e de Bernardo, aos 69, num lance insólito, a equipa de Filipe Gouveia subiu provisoriamente ao quinto lugar, com nove pontos, ao passo que os vimaranenses estão no 14.º posto, com quatro pontos.

Intensos desde o apito inicial, os leixonenses criaram a primeira ocasião aos dois minutos, num remate de Bernardo travado por Daniel Figueira, e marcaram no lance seguinte, aos três, num cabeceamento de Pedro Henrique ao segundo poste, após cruzamento de Jorge Silva.

Totalmente dominadora na primeira meia hora, a turma de Matosinhos ameaçou novamente o golo por Pedro Henrique, aos 14 minutos, e por Bernardo, aos 32, e falhou a ocasião mais flagrante da primeira parte aos 42, quando Erivaldo atirou por cima, com a baliza aberta.

Com a entrada de André Almeida, os vitorianos apareceram mais ofensivos após o intervalo, e Pedro Raúl esteve perto de marcar em duas situações: num remate de longe defendido por Tony, aos 50, e num cabeceamento ao lado, aos 61.

O Leixões, porém, ampliou a vantagem aos 69 minutos, quando o guarda-redes Daniel Figueira, numa situação aparentemente controlada, atirou contra o corpo de Bernardo e a bola ressaltou para o interior da baliza.

Até ao apito final, Pedro Raúl quase reduziu em dois cabeceamentos ao lado, aos 78 minutos, mas o Leixões também esteve perto do 3-0, num remate ao poste de Lawrence (83).