Uma derrota do Moreirense e um empate do Desportivo das Aves deixaram hoje o líder, Estoril-Praia, com cinco e sete pontos de vantagem, respetivamente, no topo da Liga de Honra de futebol, após a 17.ª jornada.

O conjunto da Linha de Cascais tinha goleado na quinta-feira em sua casa o “vizinho” Atlético (quinto), por 5-0, conseguindo todos os tentos na segunda parte, dois deles nos descontos, quando o adversário já estava reduzido a 10 elementos.

Hoje, o Arouca (sétimo) visitou Moreira de Cónegos e, graças a um “bis” de Joeano (40 e 95 minutos), conseguiu a sua primeira vitória fora de portas, provocando o primeiro desaire caseiro do Moreirense, agora com 30 pontos, no segundo lugar, face aos 35 do Estoril-Praia.

O Desportivo das Aves deslocou-se ao recinto da Oliveirense (11.º), esteve em desvantagem desde os 22 minutos, em virtude do golo de Guima, e só aos 68 alcançou o empate final a um golo, devido a um auto-golo de Nuno Lopes (68), seguindo em terceiro lugar a dois pontos do Moreirense.

A Naval 1.º de Maio regressou aos triunfos no seu reduto ao bater o “lanterna vermelha” Portimonense, por 2-1, com “bis” Júnior Pereira (16 e 75) a colocar o conjunto da Figueira da Foz a um ponto do Desportivo das Aves e com mais um do que o Atlético.

O Portimonense continua na 16.ª e última posição, com escassos 12 pontos, menos seis que União da Madeira (15.º) e Freamunde (14.º). Os madeirenses ficaram-se por um empate caseiro a um golo diante do Sporting da Covilhã (12.º), enquanto o Freamunde foi goleado (4-0) na visita ao concorrente Trofense (13.º).