O Moreirense falhou esta quinta-feira o assalto ao segundo lugar da Liga de Honra, ao empatar 1-1 na receção à Naval 1.º de Maio, no jogo da 13.ª ronda que encerrou o futebol profissional em Portugal em 2011.

A formação de Moreira de Cónegos, que ficaria sozinha na vice-liderança em caso de vitória, ainda esteve a ganhar, mas terá pago com dois pontos o facto de ter atuado em inferioridade numérica desde os 40 minutos, por expulsão (vermelho direto) de Filipe Gonçalves.

O central Ricardo Fernandes adiantou o “onze” de Jorge Casquilha, que continua invicto em casa (quatro vitórias e três empates), aos 26 minutos, e o boliviano Edivaldo restabeleceu a igualdade, aos 72.

Com o empate a um golo, o Moreirense passou a contar 21 pontos, estando só no quarto posto, a um ponto de Leixões (segundo classificado) e Atlético (terceiro) e a quatro do líder Estoril-Praia.

Na 13.ª ronda, a penúltima da primeira volta e última de 2011, o Estoril reforçou o primeiro posto, ao vencer por 2-1 no reduto do Santa Clara, graças a um “bis” do avançado Licá, que termina o ano em grande forma.

Por seu lado, o Leixões recebeu e bateu o União da Madeira por 1-0, com um tento solitário de Hernâni, enquanto o Atlético, em quebra, foi “empatado” em casa pelo Freamunde (2-2), por culpa de dois golos de Bock a acabar (82 e 86 minutos, o primeiro de grande penalidade).

Perto da frente, no quinto posto, com 20 pontos, segue o Desportivo das Aves, que trepou desde o oitavo, ao vencer fora o Penafiel por 1-0, com um golo de Pires, num embate com quatro expulsões a partir dos 86 minutos.

Por seu lado, a Naval 1.º de Maio segue logo depois, com 19 pontos, os mesmos da Oliveirense, semi-finalista da Taça de Portugal, que venceu por 1-0 o Portimonense, em Portimão.

Nos outros encontros, o Arouca empurrou o Beleneneses ainda mais para baixo, ao receber e derrotar o campeão nacional de 1945/46 por 2-0, enquanto o Sporting da Covilhã e o Trofense empataram a zero.

A Liga de Honra regressa a 05 de janeiro de 2012, com o encontro União da Madeira-Atlético, o primeiro da 14.ª jornada, que tem como prato forte a receção do Estoril, o primeiro, ao Leixões, o segundo.