O treinador do Vitória de Guimarães, Pedro Martins, considerou esta sexta-feira que um triunfo sobre o Rio Ave, adversário que também luta pelos lugares europeus, vale "quatro pontos", no encontro da nona jornada da Liga NOS.
O timoneiro da equipa vimaranense, que ocupa o quinto lugar, com 14 pontos, mais três do que a turma de Vila do Conde, sétima, anteviu um jogo "difícil" e "muito bem disputado", "com um cariz ofensivo muito bom", frisando que o seu grupo encara todos os duelos como "finais".
"Se o Vitória vencer, pode valer quatro pontos. É um jogo com um adversário com aspirações a uma competição europeia. Queremos vencer. Cada jogo é como se fosse o último das nossas carreiras. É um jogo que nos pode transportar ainda mais para patamares que gostamos de percorrer", avançou em conferência de imprensa de antevisão ao jogo de domingo, em Vila do Conde.
O técnico salientou que o Rio Ave tem "jogadores experientes" e que "tem feito um percurso, nos últimos anos, muito positivo", admitindo ter lá sido "bem recebido" e feito "muitos amigos", depois de dois anos no comando técnico da equipa, mas disse valorizar, acima de tudo, o que o Vitória pode "conquistar" no Estádio dos Arcos.
A formação vitoriana volta a jogar fora neste fim de semana, tendo, até agora, nos quatro jogos realizados nessa condição, vencido três, sem sofrer qualquer golo - Marítimo, por 2-0, Moreirense, por 1-0, e Estoril, por 2-0 -, e apenas perdido com o FC Porto (3-0), mas Pedro Martins afirmou que a melhor prestação fora é "circunstancial".
"Há aqui coincidências por termos mais pontos fora do que em casa, mas vamos encontrar um ponto de equilíbrio. O próprio jogo com o Sporting foi demonstrativo desse fator. Em casa, vamos ter uma força e uma determinação, que é um aspeto que tem a ver com o nosso público", disse.
O técnico vitoriano reiterou que, apesar das "nuances estratégicas para cada jogo", a "filosofia" da equipa não se altera, e avançou que existe ainda " margem para crescimento a todos os níveis" no plantel que orienta, principalmente a "nível da consistência de jogo".
O treinador disse ainda que, numa fase em que "vários atletas não vão ter o mesmo rendimento que estão a ter atualmente", vão aparecer outros, mencionando casos como os de Tozé, João Aurélio, Prince e Bernard, jogadores que podem vir a ser úteis num "campeonato" que é "longo".
Pedro Martins mostrou-se ainda satisfeito por mais de mil bilhetes terem sido já adquiridos por adeptos vitorianos, considerando a procura como "uma demonstração da força" que se pretende para "toda a época" em torno da equipa.
Comentários