Penafiel e Académica de Viseu empataram este sábado 0-0, no Estádio Municipal 25 de Abril, em jogo referente à 10.ª jornada da II Liga, e atrasaram-se mutuamente na tentativa de aproximação ao grupo da frente.

O encontro entre dois dos emblemas que somavam 14 pontos na tabela da II Liga valeu, sobretudo, pela primeira parte, em que o golo rondou ambas as balizas, mas terminou quezilento e com as equipas reduzidas a 10 unidades, por expulsão de Yero, aos 62 minutos, e Capela, aos 79.

O jogo teve um início frenético, com o perigo instalado duas áreas, e com a primeira oportunidade de golo a pertencer ao Penafiel, aos 04 minutos, mas o remate de Yero, após uma bola aparentemente fácil para o guarda-redes Janota, embateu na base do poste direito da baliza.

Clayton, aos nove minutos, dispôs também de uma ocasião para colocar o Académico de Viseu em vantagem e novamente Yero, aos 11, volta a falhar, com um remate dentro da área contra um contrário, nova ocasião para o Penafiel.

Alex Porto, com três investidas, aos 18, 22 e 37 minutos, as duas primeiras através de remates de fora da área, mas sem direção, e a terceira com o guarda-redes Coelho a negar o golo, colocou a defensiva penafidelense de sobreaviso.

A 'estrelinha' do guarda-redes da formação viseense Janota brilhou por duas vezes ao minuto 30, quando, com duas defesas consecutivas, negou o golo, cara a cara, a Mbala, isolado com um toque subtil de Caetano, e depois a Yero, na recarga.

Fonseca, aos 38 minutos, voltou a criar perigo para a baliza do Penafiel, na sequência de um canto, e já na segunda parte, aos 57, Caetano serviu com precisão Yero, que cabeceou de forma fácil para o guarda-redes do Académico de Viseu segurar.

Aos 62 minutos, o Penafiel tocou o céu e o inferno já que depois de Yero ter ficado perto de colocar a sua equipa e vantagem, com nova bola à base do poste, o avançado foi expulso, alguns segundos depois, por o árbitro Luís Ferreira ter entendido que simulou uma grande penalidade.

O encontro entrou numa toada atípica, sem que nenhuma das equipas se conseguisse impor à outra, e com nova exclusão, desta feita para o Académico de Viseu, reduzido a 10 elementos após o cartão vermelho direto a Capela, aos 79 minutos.

Já perto do final, com as equipas a jogar com pouca cabeça, o Penafiel dispôs de duas oportunidades para chegar ao golo, ambas por Vieira, aos 89 e 90+1 minutos, a segunda das quais flagrante, já que não chegou à bola já com Janota batido.

Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel - Académico de Viseu, 0-0.

Equipas:

- Penafiel: Coelho, Luís Dias, Amoreirinha, João Paulo, Daniel Martins, Diogo Melo, Tiago Barros, Aldair (Gonçalo Abreu, 66'), Caetano (Vieira, 80'), Mbala (Djibril, 66') e Yero.

(Suplentes: Ivo, Ângelo Menezes, Djibril, Bruno, Vieira, Kalindi e Gonçalo Abreu).

Treinador: Carlos Brito.

- Académico de Viseu: Janota, Tiago Costa, Tiago Goncalves, Mathaus, Capela, Kiko, Romeu Ribeiro, Alex Porto, Clayton (Yuri, 57'), Carlos Eduardo (João Ricardo, 92') e Fonseca (Fábio Martins, 62').

(Suplentes: Ruca, Gradíssimo, Yuri, Tomé, João Ricardo, Lameirão e Fábio Martins).

Treinador: Ricardo Chéu.

Árbitro: Luís Ferreira (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para João Paulo (34'), Mbala (45'), Kiko (55'), Yero (58' e 62'), Luís Dias (68'), Diogo Melo (72'), Mathaus (76') e Fábio Martins (79'). Cartão vermelho para Yero (62'), por acumulação de amarelos, e direto a Capela (79').

Assistência: 559 espectadores.