O Penafiel empatou hoje frente ao Tondela a um golo, desperdiçando a oportunidade de se aproximar dos lugares cimeiros da II Liga portuguesa de futebol, num jogo da 35.ª jornada com um final intenso.

Os locais, ainda com ambições de chegar aos primeiros lugares da classificação, entraram mal e viram o Tondela adiantar-se no marcador aos 16 minutos, num lance infeliz do central Fábio Ervões, que introduziu a bola na própria baliza, após canto da esquerda.

O defesa penafidelense acusou o lance e, no minuto seguinte, aos 17, quase deitava tudo a perder, quando, inadvertidamente, tocou na bola com a mão na área, mas Coelho defendeu a grande penalidade marcada por Diogo Fonseca.

O Penafiel demorava a entrar no jogo e só conseguiu sacudir a pressão aos 33 minutos, num canto da esquerda com Fábio Ervões, numa primeira parte de completo desacerto, a falhar a emenda, em situação privilegiada.

Este lance teve, ainda assim, o condão de despertar os locais, que restabeleceriam a igualdade aos 44 minutos, por Paulo Roberto, na transformação de uma grande penalidade a castigar uma falta cometida sobre si, pelo defesa viseense Pica.

A segunda parte voltou a mostrar um Tondela mais solto e menos pressionado pela necessidade de vencer, o que poderia ter dado resultados aos 72 minutos, num lance concluído com um remate Fonseca ao poste de Coelho.

O técnico dos locais colocou em campo Mbala e Aldair, dando largura ao jogo da equipa e velocidade nas alas, e o Penafiel aproveitou para empurrar o Tondela para a sua área, mas Cláudio, por três vezes (aos 83, 89 e 90+2 minutos), negou o golo aos locais, dando justiça ao resultado.

Com este empate, o Penafiel ascendeu ao oitavo lugar, em igualdade pontual com o Sporting B, com 52 pontos, mais quatro do que o Tondela, que ocupa o 12.º lugar.

Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel - Tondela, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Fábio Ervões, 16 minutos (na própria baliza).
1-1, Paulo Roberto, 44 (grande penalidade).

Equipas:
- Penafiel: Coelho, Gabriel, Fábio Ervões, Leomar, Vítor Bruno, Rafa, Robson, Ferreira (Pedro Santos, 90+1), Pedro Coronas (Mbala, 69), Diogo Viana (Aldair, 81) e Paulo Roberto.
(Suplentes: Nuno Santos, Joel, Fernando, Pedro Santos, Paulo Ferreira, Aldair e Mbala).
Treinador: Miguel Leal.
- Tondela: Cláudio Ramos, Pedrosa, Pica, Tiago Barros, Pedro Araújo, Fábio Pacheco, Ericson, Luís Aurélio, Márcio Sousa (Tiago Carneiro, 75), Backar (Piojo, 79) e Diogo Fonseca (Dyego Sousa, 82).
(Suplentes: Armando, Materazzi, Tiago Carneiro, Fábio Lopes, Jô, Piojo e Dyego Sousa).
Treinador: Vítor Paneira.

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Leomar (13), Fábio Ervões (17), Fábio Pacheco (33), Pica (43), Márcio Sousa (48), Tiago Barros (53), Gabriel (79) e Pedrosa (81).
Assistência: Cerca de 600 espetadores.