O Penafiel recebeu e venceu hoje o Sporting B por 2-1, graças a dois golos de Mbala (13 e 61 minutos), em encontro da 42.ª e última jornada da II Liga de futebol.
A formação da casa garantiu, assim, um lugar na primeira metade na tabela, no nono lugar, dois abaixo dos “leões”, pelos quais marcou Betinho, aos 56 minutos, que acabaram como a melhor das seis equipas B.
Na primeira parte, o Penafiel impôs o ritmo, enquanto o Sporting mostrou muita dificuldade em penetrar na área adversária.
O golo dos locais apareceu com naturalidade, aos 13 minutos, com Paulo Roberto a assistir Mbala, que, isolado, bateu sem dificuldades o guardião “leonino”.
Diogo Viana podia ter apontado o segundo, aos 18 minutos, mas a bola saiu pouco ao lado da baliza sportinguista. Depois, foi Rafa quem tentou, por duas vezes, aos 23 e 24 minutos, mas Victor Golas estava atento.
O Sporting só chegou com perigo à baliza do Penafiel aos 28 minutos, mas Arias atirou ao lado.
Antes do intervalo, foi a vez de Paulo Roberto tentar aumentar a vantagem, com um remate de fora da área, que obrigou o guardião dos "leões" a esticar-se (38 minutos).
Na segunda parte, a partida ficou mais equilibrada, com o Sporting B a mostrar mais discernimento na hora de atacar - remates de Podence (49 minutos) e Betinho (51) -, mas a defesa penafidelense estava bem organizada.
O golo do empate acabaria por acontecer, aos 56 minutos, por intermédio de Betinho, após uma falha da defensiva do Penafiel, ainda que sem culpas para o guarda-redes estreante Nuno Santos.
O Penafiel não se conformou e quis voltar ao comando da partida para terminar o campeonato a oferecer uma vitória aos seus adeptos, algo que, em casa, já não conseguia, desde a jornada 33 (2-0 sobre o campeão Belenenses).
E Mbala fez o segundo, “bisando”, aos 61 minutos, de cabeça, com Golas já batido.
Até ao final da partida, destaque para as tentativas de Rui Miguel (68), Ferreira (77) e Diogo Viana (85), para o Penafiel, e de João Mário (72), para o Sporting B.
Antes do final do encontro, mesmo em cima do minuto 90, Vítor Bruno ainda viu cartão vermelho direto por falta muito dura sobre Luís Cortez.