O aflito Freamunde impôs este domingo a primeira derrota caseira ao Penafiel na 2.ª Liga, ao vencer justamente por 2-0, na 17.ª jornada, num jogo em que a atitude dos forasteiros fez a diferença.

Diogo Ramos deu vantagem ao Freamunde, aos 53 minutos, e Ivan Perez fixou o resultado final, aos 72, em dois lances com participação direta de Hassan, um dos jogadores mais influentes e decisivos hoje.

Frente a um adversário a lutar pelos primeiros lugares e com possibilidade de encurtar distância para o Desportivo das Aves, segundo classificado, que empatou na visita ao Famalicão (0-0), o Freamunde, no penúltimo lugar, conseguiu condicionar sempre a construção de jogo do Penafiel e até equilibrar o tempo de posse de bola.

O jogo não teve grandes motivos de interesse e oportunidades de golo, contabilizando-se na primeira parte somente uma jogada para os locais, aos 24 minutos, que Luís Pedro, de cabeça, anulou, e outra para o Freamunde, aos 31, com Ivo Gonçalves a negar o tento inaugural a Hassan.

O que diferenciava as duas equipas era a atitude, com vantagem para os forasteiros, claramente mais fortes na segunda parte. Nesse período, os freamundenses conseguiram chegar quase sempre mais cedo à bola, anulando as jogadas de ataque do adversário, e, ao mesmo tempo, ter a bola enquanto iam subindo linhas.

E, aos 53 minutos, o Freamunde adiantou-se mesmo no marcador, num lance iniciado com uma recuperação de Hassan e em que Rui Raínho, depois, aproveitou para servir Diogo Ramos, sozinho na área, cabecear para o fundo da baliza do Penafiel.

O técnico dos locais arriscou, colocando os avançados Fernando e Fidelis em campo, a equipa ganhou presença na frente, mas continuava a faltar-lhe quem pensasse o jogo e travasse as iniciativas contrárias.

Em resultado desta apatia inexplicável, os pupilos de Ricardo Chéu aumentaram a vantagem aos 72 minutos, por Ivan Perez, com um remate cruzado, após combinação com Hassan e total permissividade da defensiva local.

Aos 81 minutos, Fernando desperdiçou o golo para os locais e a possibilidade de a equipa reentrar na discussão do resultado, que assenta bem ao Freamunde, agora com 14 pontos e um novo alento na luta pela permanência, enquanto o Penafiel caiu para o quinto lugar, com os mesmos 28.