O conjunto algarvio, que não foi além de um empate 1-1 na deslocação ao recinto do Desportivo de Chaves, beneficiou ainda do facto de os seus adversários directos - Freamunde, Santa Clara, Trofense, Fátima e Carregado - não terem ganho.

A terceira jornada da Liga de Honra ficou marcada por cinco empates e pelo facto de o Gil Vicente, com o triunfo por 3-0 frente ao Sporting da Covilhã, ter sido o clube que duplicou os pontos e mais subiu na tabela, ascendendo à segunda posição, em igualdade com o Feirense e a um ponto do Portimonense (7).

Um golo de Nuno Sousa, aos 68 minutos, na cobrança de uma grande penalidade, garantiu ao CD Fátima a igualdade a 1-1 no reduto do Freamunde, que é uma das quatro equipas que ainda não perdeu esta época.

A igualdade acabou por premiar a atitude positiva dos visitantes, que somam pontos pelo segundo jogo consecutivo, numa partida em que a formação local voltou a sentir dificuldades no seu reduto (soma empates nos dois jogos já realizados).

O Beira-Mar, que ainda não tinha somado qualquer ponto esta época, impôs ao então líder Feirense a primeira derrota, por 1-0, num jogo bastante disputado, com várias oportunidades de golo e marcado pela grande penalidade convertida por Artur.

Penafiel e Carregado empataram 1-1, na partida que colocou frente-a-frente as equipas repescadas da II Divisão para a Liga de Honra, na sequência das várias despromoções administrativas registadas no defeso.

Apesar de ter marcado logo no início do jogo e visto o Carregado ficar reduzido a 10 unidades desde os 66 minutos, o FC Penafiel pecou por parcial inoperância no ataque, pelo que continua sem vencer.

O Desportivo das Aves negou ao Trofense a segunda vitória na Liga, ao conseguir a igualdade a 2-2 já perto do final do encontro, através da conversão de uma grande penalidade que deixou muitas dúvidas.

O resultado acabou por premiar a aplicação do Desportivo das Aves - que somou na Trofa o terceiro empate em três jogos - porque soube sofrer e esperar pela sorte que fugiu ao Trofense mesmo no fim do encontro.

A Oliveirense alcançou a sua primeira vitória ao derrotar o Santa Clara, por 2-1, em Ponta Delgada, e juntou-se ao Beira-mar e Gil Vicente no lote restrito das equipas que somaram três pontos na 3.ª jornada.

Para além das alterações no cima da tabela classificativa, também se registaram mudanças nos últimos lugares, com a "lanterna vermelha" a ser endossada pelo Beira-Mar, que ascendeu ao 12.º posto, ao Varzim.

O Estoril (15.º), que na sexta-feira empatou com o Varzim (16.º), soma os mesmos dois pontos dos poveiros, tal como o Penafiel (14.º) e o Desportivo de Chaves (13.º).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.