Um golo do avançado português Luís Barry, ex-Redondense, aos 25 minutos, deu hoje a vitória ao Atlético, por 1-0, diante do Leixões, em jogo da 23.ª jornada da Liga de Honra em futebol.

Em igualdade pontual (31) à entrada para este jogo, o Atlético apresentou-se mais concentrado e organizado do que o Leixões, chegando com mais facilidade à zona mais recuada da equipa de Matosinhos, onde aumentava a velocidade nas alas para poder "partir" o eixo defensivo e facilitar os remates de Tiago Caeiro.

Coube precisamente a este ponta-de-lança da equipa de Alcântara a primeira ocasião de golo do encontro, aos 24 minutos, após centro de Hélio Vaz, mas viu o guarda-redes Fonseca anular-lhe a tentativa, atirando a bola para canto.

O primeiro sinal do jogo estava dado e, na sequência dessa bola parada, cobrada por Luís Dias, o Atlético chegou à condição de vencedor, quando Tiago Caeiro, de cabeça, serviu Luís Barry, que se estreou a marcar na Liga de Honra, depois de ter chegado no "mercado de inverno".

A perder os comandados de Horácio Gonçalves assumiram, então, as rédeas do jogo, mas o melhor que conseguiu foi um alívio “in-extremis” do central do Atlético Gonçalo Silva, após livre cobrado por Pedro Santos, aos 40 minutos.

Na segunda parte, já com Luís Silva em campo, para o lugar de André Carvalho, o Leixões tomou conta da posse de bola, mas sentiu grandes dificuldades para chegar à zona defensiva dos pupilos de Carlos Pereira e raramente incomodou o guarda-redes norte-americano Caleb.

O Atlético fez então entrar Matias, que substitui Hélio Vaz, e recuou Luís Barry para médio interior direito, passando a jogar em 4x3x3, em vez do 4x2x3x1 do primeiro tempo, o que tapou melhor o corredor central, obrigando o Leixões a jogar pelas alas e a medir duelos com Luís Dias e Stephane.

A formação de Matosinhos poderia ter chegado à igualdade, aos 76 minutos, mas Paulinho tirou mal as medidas à baliza e não aproveitou a saída em falso de Caleb. O Atlético passou então a jogar na contenção e segurou a vantagem até ao final do jogo.

Jogo realizado no Estádio José Gomes, na Amadora.
Atlético - Leixões, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Luís Barry, 25 minutos.

Equipas:
- Atlético: Caleb, Luís Dias, Rolão, Gonçalo Silva, Stephane, Laurindo, Leando Pimenta, Hélio Vaz (Matias, 51), Filipe Ferreira (Vítor Bastos, 78), Luís Barry e Tiago Caeiro (Aílton, 72).
(Suplentes: Botelho, Vítor Bastos, Gonçalo Abreu, Aílton, Marcelo, Matias e Zezinho).
- Leixões: Fonseca, Paulinho, Nuno Silva, Marcelo, Pedro Santos (Feliciano, 63), André Carvalho (Luís Silva, 46), Paulo Tavares, Jumisse, Hernâni (Tiago Costa, 19), Fausto e Diego Mourão.
(Suplentes: Waldson, Zé Pedro, Luís Silva, Wesllem, Feliciano, Tiago Costa e Beirão).

Árbitro: Rui Patrício (Aveiro).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Pedro Santos (13), Paulo Tavares (31) e Aílton (90+1).
Assistência: cerca de 500 espetadores.