O conjunto açoriano foi a Fátima bater a equipa local (sétima colocada) por 5-2, depois de estar a perder por 2-0, enquanto os algarvios derrotaram em casa os "canarinhos" por 2-1, encurtando de três para um ponto a distância face aos aveirenses, que empataram sexta-feira na Covilhã (2-2).

No Estádio Municipal de Fátima, Stopira, logo aos quatro minutos e na própria baliza, e David Simão, 49, de grande penalidade, pareciam lançar os locais para o triunfo, mas os forasteiros responderam com cinco tentos.

Um “bis” de Leandro Tatu no espaço de três minutos (52 e 54), o primeiro de penálti, restabeleceu a igualdade e, depois, Renan (67), Feliciano (83) e Nuno Santos (89) selaram o nono encontro consecutivo sem derrotas dos açorianos.

No Barlavento algarvio, o Portimonense adiantou-se no marcador à meia-hora, por intermédio de Balú, mas viu Calé empatar, aos 33. O mesmo Calé seria expulso, a um quarto-de-hora do final, e Ivanildo marcou o tento da vitória aos 81.

Em Santa Maria da Feira, um tento solitário de Roberto (67 minutos) bastou para o Feirense (quarto) triunfar sobre o Desportivo de Chaves (sexto) e os anfitriões ficaram agora a quatro pontos do topo.

Na cauda da tabela, seguem Penafiel e Oliveirense, ambos a dois pontos do Sporting da Covilhã e, mais atrás, o "lanterna vermelha", Carregado, a seis pontos dos "leões" da Serra.

O Penafiel ficou-se por um empate sem golos na recepção ao Gil Vicente (oitavo), mesmo com a equipa de Barcelos reduzida a 10 elementos, nos derradeiros seis minutos da partida.

O Varzim foi batido na deslocação ao terreno da Oliveirense (nona), por 3-0, ao passo que o Carregado foi derrotado em casa pelo Trofense (quinto), por 3-2.