Um golo de Monteiro deu hoje ao Santa Clara o triunfo no terreno do Sporting da Covilhã, por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da Liga de Honra de futebol, na estreia de Tulipa como treinador dos serranos.

Apesar de ter sido a equipa que mais procurou o golo, faltou organização ao Sporting da Covilhã para evitar a terceira derrota consecutiva e conseguir pontuar, o que lhe teria permitido sair da zona de despromoção.

Com Tulipa a apresentar cinco novidades na equipa titular, o Sporting da Covilhã começou a partida mais pressionante, mas depressa baixou as linhas. Já o Santa Clara, muito contido, mostrava reservas em evoluir no terreno.

O resultado foi uma primeira parte jogada a um ritmo lento, com o primeiro remate com intenção a surgir apenas aos 34 minutos, quando, na sequência de um canto apontado por Varão, Vouho, até então muito apagado, cabeceou a rasar a barra da baliza do Santa Clara.

No minuto seguinte, o avançado marfinense voltou a assustar os açorianos, com um remate ao lado. Do lado forasteiro, apenas Moreira tentou a sorte, ao minuto 38, para a defesa fácil de Serginho.

Já em cima do intervalo, Severino deixou o esférico, dentro da área, para Varão, que descaído na direita rematou por cima da baliza adversária.

No regresso dos balneários, a falta de entendimento entre o lateral Jason e o guardião Serginho permitiu a Monteiro inaugurar o marcador aos 48 minutos e oferecer ao Santa Clara o terceiro triunfo seguido.

Os “leões da serra” reagiram ao minuto 54, por intermédio de Amessan, que atirou à barra. Aos 67 minutos, o atacante serrano voltou a assustar, com um remate ao lado.

Apesar da desvantagem, o Sporting da Covilhã, a manifestar descoordenação na frente de ataque, tardou em assumir a iniciativa do jogo e só perto do apito final se voltou a aproximar da baliza adversária. Aos 83 minutos, a passe de Fofana, Rincón rematou dentro da pequena área, mas o guardião insular estava atento e segurou a vantagem.