O Sporting da Covilhã venceu hoje, por dois golos sem resposta, o Mafra, na 27.ª jornada da II Liga de futebol, e ficou a um ponto dos lugares acima da zona de despromoção.

Os golos da segunda vitória consecutiva dos ‘leões da serra’, depois do triunfo também por 2-0 na receção ao Trofense, foram marcados na segunda parte, por André Almeida (64) e Camilo (89).

A formação orientada por Ricardo Sousa, tranquila na tabela classificativa, defrontou uns serranos apenas com quatro vitórias no campeonato, em lugar de ‘play-off’ de acesso à II Liga e com a pressão de ganhar.

A primeira metade foi disputada, equilibrada, com a posse de bola dividida e ambas as equipas a desperdiçarem as poucas ocasiões criadas.

A melhor oportunidade dos ‘leões da serra’ surgiu aos oito minutos, na sequência de um canto, a que o central André Almeida respondeu com um cabeceamento em direção à baliza, mas que o guarda-redes adversário desviou por cima da barra.

Na outra área, Rodrigo Martins atirou para a defesa fácil de Léo e, aos 17 minutos, Francis Cann obrigou a nova intervenção do guarda-redes serrano.

Rodrigo Martins voltou a tentar desequilibrar pela direita, mas falhou o alvo, enquanto o emblema treinado por Leonel Pontes tentou a sorte num remate de longe de Tembeng, que Miguel Santos agarrou.

No reatamento, o Sporting da Covilhã mostrou-se mais aguerrido, mais pressionante, mais acutilante nas manobras ofensivas, perigoso no contra-ataque, ameaçou por Lucas Barros e chegou à vantagem aos 64 minutos, num cabeceamento de André Almeida, servido por Kukula, numa jogada de insistência.

O Mafra, que já tinha tido uma boa oportunidade por Lucas Marques, criou a melhor ocasião numa altura em que a formação saloia reagiu e o jogo estava aberto e intenso, por Matheus Oliveira, num remate de fora da área aos 76 minutos, que obrigou a defesa vistosa de Léo.

Quando a partida estava muito disputada, os serranos aumentaram a contagem aos 89 minutos, na estreia de Camilo a marcar, assistido por Sena, ambos há oito minutos em campo, e selaram o resultado final.

O Mafra mantém-se no oitavo lugar da classificação, com 36 pontos, tal como o Covilhã continua no 16.º posto da tabela, mas agora com melhores perspetivas de sair do antepenúltimo lugar.

Ficha de jogo

Jogo realizado no Estádio Santos Pinto, na Covilhã, Castelo Branco.

Sporting da Covilhã – Mafra: 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, André Almeida, 64 minutos.

2-0, Camilo, 89 minutos.

Equipas:

- Sporting da Covilhã: Léo Navacchio, Tiago Moreira, André Almeida, Helitão, Lucas Barros (Camilo, 81), Tembeng (Diogo Almeida, 57), Gilberto, Jean Felipe, Rui Gomes (Sena, 81), Felipe Dini (David Santos, 81) e Kukula (Samu, 68).

(Suplentes: Bruno Bolas, David Santos, Vítor Carvalho, Ryan Teague, Sena, Samu, Jorginho, Camilo e Diogo Almeida).

Treinador: Leonel Pontes.

- Mafra: Miguel Santos, Tomás Domingos, João Goulart, Pedro Barcelos, Bruno Silva (Gui Ferreira, 46), Matheus Oliveira, Vítor Gabriel (Chano, 12), Lucas Marques (Okitokandjo, 70), Francis Cann, Rodrigo Martins e Pedro Lucas.

(Suplentes: Renan, Bura, Okitokandjo, Tormin, Gui Ferreira, Rodrigo Gui, Chano e Ricardinho).

Treinador: Ricardo Sousa.

Árbitro: Dinis Gorjão (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Cartão amarelo a Bruno Silva (26), João Goulart (35), Lucas Barros (43), Tembeng (50), Lucas Marques (62), Diogo Almeida (68), Léo (78) e Rodrigo Martins (87.

Assistência: Cerca de 500 espetadores.