O holandês Mitchell van der Gaag foi esta quarta-feira apresentado como treinador do Belenenses, revelando empenho na implantação de «um futebol de qualidade», ainda que não tenha prometido a subida de divisão.

O antigo jogador e técnico do Marítimo assinou contrato para as próximas três temporadas e mostrou-se «muito contente» pela nova etapa na carreira, deixando a garantia de que quer ver o Belenenses a praticar «um futebol positivo e de ataque».

«Em termos qualidade vamos implantar um modelo de jogo novo. Joguei muitas vezes neste campo, que é grande, e por isso queremos mostrar um futebol de qualidade. Somos adeptos de um futebol positivo e de ataque, para que os adeptos tenham prazer em ver a equipa jogar», referiu o treinador de 40 anos.

Apesar da promessa aos adeptos, Van der Gaag mostrou-se reticente quanto à possível subida de divisão, ainda que tenha afirmado que vai «dar o máximo para alcançar os objetivos».

«Este clube vai participar pelo terceiro ano consecutivo na Liga de Honra, mas o clube não pertence à Liga de Honra e nós sabemos disso. Neste momento, estamos a formar a equipa e há uma mudança radical com o passado. Todas as equipas querem subir. Vamos tentar ganhar jogos e depois fazer as contas no final. Temos de ser realistas», sublinhou.

O antigo defesa central realçou ainda a importância da formação, com a qual pretende manter uma estreia ligação, de forma a recuperar a "dinâmica" do passado.

«Vamos criar uma ligação muito forte com a equipa de juniores. No passado, este clube tinha uma dinâmica muito forte de vender jogadores da formação e isso foi uma fonte muito importante para o clube», referiu, antes de adiantar que o clube vai procurar contratar alguns jogadores com experiência na Liga de Honra e Liga principal.

Por outro lado, o presidente do Belenenses, António Soares, afirmou que o treinador holandês «tem o perfil para assegurar a estabilidade desportiva», algo que tem faltado nos últimos anos.

«O Belenenses não tem sido um clube fácil para a maioria dos treinadores. Isso não é positivo. Esta estabilidade vai assentar na aposta num trabalho estruturado, num projeto que englobe o futebol profissional e o futebol de formação», sustentou.

Além de Van der Gaag, a equipa técnica do Belenenses será constituída pelo treinador adjunto Jorge Simão e pelo treinador de guarda-redes Luís Ferreira, que transita da anterior estrutura, aos quais se juntará um preparador físico, ainda por definir.

O Belenenses arranca a preparação para a nova temporada no dia 02 de julho.