O Varzim entrou melhor na partida e aos oito minutos criou a primeira ocasião de golo, quando, na sequência de um ressalto, Gonçalo se isolou e atirou para uma intervenção difícil do guardião Serginho.

Embora os poveiros tivessem maior posse de bola e o Sporting da Covilhã se mostrasse mais retraído, os serranos ripostaram aos 20 minutos. Jason cruzou para a área e Rincón, em posição privilegiada, chegou atrasado e falhou o cabeceamento.

A meio da primeira metade a partida ganhou algum equilíbrio. Em resposta a um cruzamento de Fofana, Rincón rematou, para a defesa fácil de Ricardo. No minuto seguinte foi o forasteiro Rafael a rodopiar à entrada da área, mas o esférico passou por cima da baliza.

Já nos descontos os “leões da serra” podiam ter chegado à vantagem, não fosse a oposição de Ricardo aos remates sucessivos de Dani, Flávio e Fofana, depois de solicitados por Amessan.

O regresso dos balneários ficou marcado pelo cabeceamento ao lado do poveiro Telmo. Dois minutos depois da ameaça o Varzim inaugurou o marcador, com um golo vistoso de Tiago Terroso de fora da área.

Ao minuto 54, os forasteiros podiam ter dilatado a vantagem, quando Salvador atirou ao poste perante a passividade da defensiva adversária.

A perder, o Sporting da Covilhã tornou-se mais atrevido e tentou a sorte com jogadas de Amessan. Aos 60, Rincón atirou a rasar o poste, mas foi o Varzim a aumentar a contagem. Na sequência de uma jogada de entendimento entre Tiago Lopes e Salvador, Gonçalo surgiu ao segundo poste para o remate certeiro.

Com os poveiros recuados no terreno e sem espaço para fazer circular a bola, Severino também procurou o golo, de longe. O mesmo fizeram Vouho e novamente Severino.

Quando estavam jogados 87 minutos, Abdoulaye reduziu, através da marcação de uma grande penalidade que sancionou falta assinalada por Cosme Machado sobre Amessan, mas não se viu mais futebol até ao apito final.