O Vilafranquense vai disputar os seus jogos na condição de visitado na época de 2019/20 no Estádio Municipal de Rio Maior, anunciou hoje o clube recém-promovido à II Liga portuguesa de futebol.

Em comunicado, a SAD do Vilafranquense diz que, "após reunião com representantes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, não vislumbra outra alternativa que não seja a de realizar a temporada futebolística 2019/20, referente à Liga Pro, no Estádio Municipal de Rio Maior, na qualidade de visitado”.

O Vilafranquense explica que as exigências apresentadas pela Liga para que pudesse ser utilizado o Campo do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, "não são realisticamente possíveis de concretizar dentro dos prazos".

"A Liga exigiu à SAD e à Câmara Municipal um comprometimento inexequível, considerando a natureza legal do processo que antecede as obras necessárias, ou seja, teria de existir já firmada uma data limite para as mesmas estarem concluídas antes do fim do presente ano, sob pena de que, se tal não viesse a acontecer no prazo estabelecido, a equipa seria penalizada e impedida de prosseguir na Liga Pro, caindo de imediato para o Campeonato de Portugal", acrescenta o clube.

A SAD ribatejana optou assim pelo Estádio Municipal de Rio Maior, depois de terem sido descartadas hipóteses mais próximas, como Massamá, Cartaxo e Estádio Nacional, em Oeiras.

"Estas não seriam viáveis para fazer face às necessidades não apenas em dias de jogos, mas também dos treinos diários necessários e estágios indispensáveis quando as obras arrancarem no Campo do Cevadeiro, situação que é de todo colmatada com a utilização do extraordinário Centro de Estágios de Rio Maior", justifica.