As seleções nacionais de futebol de honras de Angola e do Gabão jogam este sábado, em Libreville, pela 17ª vez no seu historial, com vantagem para os Palancas Negras, com um total de nove vitórias, contra três do adversário. Os contendores empataram em outras quatro ocasiões.

O desafio entre Panteras (designação oficial da seleção do Gabão) e Palancas Negras (Angola) é pontuável para a primeira jornada (Grupo C) de apuramento à fase final da 30ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN'2015), no Reino de Marrocos.

As duas seleções, que vão se enfrentar novamente este ano (duas vezes) para esta competição, cruzaram pela primeira vez a 25 de Novembro de 1979.

Nesta partida, disputada no estádio da Cidadela, em Luanda, Angola venceu por 1-0, com golo de Quim, para o torneio regional, o primeiro organizado na história da Federação Angolana de Futebol (FAF) desde a sua criação a 09 de Agosto de 1979.

Neste jogo, os Palancas Negras, treinados por Chico Ventura, alinharam com Manecas, Tony, Salviano, Garcia, Gonçalves, Catarino, Sabino (Lala), Quim, Lourenço, Ndunguidi e Alves.

O segundo encontro entre as duas seleções aconteceu novamente no estádio da Cidadela, na capital angolana, a 23 de Agosto de 1981 (1-1), referente aos II jogos da África Central que o país organizou.

Os dois conjuntos voltaram a cruzar a 11 de Novembro de 1982 no estádio Omniports Omar Bongo, em Libreville (2-2), de apuramento para o CAN’84, na Costa do Marfim (primeira-mão).

Na partida de resposta, em Luanda, os Palancas Negras golearam, por 4-0, com golos de Eduardo Machado, Vata, Maluka e Chico Dinis.

No dia 5 de Outubro de 1986 os dois emblemas realizaram o quinto jogo, de apuramento ao CAN’88, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, com triunfo tangencial dos angolanos (1-0). Bolingo apontou o golo solitário.

No segundo desafio desta eliminatória, Angola perdeu também por 1-0 durante o tempo regulamentar, mas teve sorte na lotaria de grandes penalidades (5-4), no terreno adverso.

Angola derrotou o Gabão por 1-0 no sétimo confronto entre si, referente aos III jogos da África Central, disputados em Brazzaville. O golo foi anotado por Jesus.

O oitavo desafio entre gaboneses e angolanos realizou-se no estádio Omar Bongo, em Libreville, no dia 25 de Novembro de 1987, em amistoso, onde registou-se um nulo.

Na nona ocasião que se defrontaram, Angola goleou por 4-0, com três tentos de Mavo e um de Quim Sebas, também em particular, a 31 de Julho de 1988, no estádio da Cidadela.

Os Palancas Negras voltaram a triunfar em Luanda, desta vez por 2-0, com Maluka a ser o autor dos dois tentos para o apuramento ao Mundial’90, na Itália, para a primeira “mão’’ a 11 de Junho de 1989, enquanto os gaboneses levaram da melhor (1-0) no seu terreno na partida de resposta.

A seleção angolana voltou a superiorizar-se (3-1) no estádio da Cidadela, a 24 de Janeiro de 1999 para a segunda jornada (grupo IV), qualificativo ao CAN’2000, com Akwa a estar em evidência.

No segundo confronto deste torneio, os gaboneses desforraram-se com o mesmo resultado, em Libreville, a 5 de Junho de 1999 para a quinta ronda da mesma prova.

A equipa nacional superou novamente o seu opositor, por 1-0, em particular, em Luanda, no dia 25 de Agosto de 2002.

No penúltimo confronto entre si, as duas seleções empataram (2-2) no dia 3 de Julho de 2004, na dupla campanha de apuramento ao CAN e Mundial 200, no Egipto e Alemanha, respetivamente.

O último desafio entre angolanos e gaboneses realizou-se no dia 4 de Setembro de 2005, com vitória dos Palancas Negras, por 3-0, para o segundo confronto de apuramento ao CAN e mundial de 2006.

As duas seleções não jogam entre si a 10 anos.

Com cinco participações no Campeonato Africano da Nações (CAN), em 1994, 96, 2000, 2010, 2012, o Gabão ocupa, no Ranking da FIFA, a 87ª posição, enquanto Angola está no 94º lugar.

A seleção gabonesa nunca participou em um campeonato do Mundo.