As seleções nacionais de futebol de Angola e do Senegal vão encontrar-se pela terceira vez no seu historial, quando jogarem hoje, em Conacry (Guiné Conacry), para a terceira jornada do grupo J (zona africana) de apuramento ao Campeonato do mundo de 2014, no Brasil.

Este desafio será disputado na Guiné Conacry, face a interdição pela CAF do estádio do Senegal, devido aos incidentes registados entre adeptos senegaleses e da Costa do Marfim, durante um jogo de apuramento ao CAN2013, na África do Sul.

Os Palancas Negras e os Leões da Taranga defrontaram-se pela primeira vez  no dia 01 de Julho de 1984 no estádio dos Coqueiros, em Luanda, com vitória dos anfitriões, por 1-0. Ivo Traça apontou o tento solitário.

O jogo contou para a primeira “mão” das eliminatórias de apuramento ao campeonato do mundo de 1986, no México. Neste encontro, Angola alinhou com Napoleão, André Nzuzi, Lourenço, Garcia, Tandu, Fusso, Ivo, Sarmento, Ndunguidi, Vieira Dias (Maluca) e Nsuka (Jesus). A partida de resposta entre os dois conjuntos realizou-se no dia 17 de Julho do mesmo ano no estádio Dembe Dipo, em Dakar, com triunfo dos donos da casa também, por 1-0.

Os intervenientes já participaram em uma ocasião num campeonato do mundo. Os angolanos marcaram presença em 2006, na Alemanha. Empataram duas vezes e perderam um jogo com México (0-0), Irão (1-1) e Portugal, por 0-1.

O Senegal competiu no mundial de 2002 na Coreia e Japão, quando derrotou a França (detentora do título), por 1-0 e empatou com Uruguai (3-3) e Dinamarca (1-1), durante a fase de grupos. Nos quartos de final os senegaleses baquearam frente a Turquia (0-1).

No Ranking da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), o Senegal está em 82º posto com 434 pontos, enquanto Angola soma 381 em 95ª posição.

Na Confederação Africana (CAF), os Leões da Taranga ocupam o  21º lugar e os Palancas Negras estão no 25º posto.