A derrota consentida pela seleção angolana de futebol diante da sua congénere da África do Sul, por 1-3, em jogo da primeira mão de acesso à última fase de grupos ao Mundial de 2018, na Rússia, foi o assunto que mais marcou a semana desportiva em Angola, que encerra este domingo.

A jogar em pleno estádio de Ombaka, em Benguela, os Palancas Negras até chegaram a adiantar-se no marcador, com golo de Gerson, aos dois minutos, mas os sul-africanos deram a volta com os tentos de Rantie (14 min), Gabuza (20 min) e Jali (80 min, penalti).

A equipa angolana encontra-se já em Durban para a partida da segunda mão.

No primeiro duelo registou-se um minuto de silêncio em memória ao antigo internacional Joseph Maluka, falecido no dia 10 de novembro em França, por doença.

Maluka foi jogador do 1º de Maio de Benguela e dos Palancas Negras, representando e defendendo com abnegação as cores que representava nos palcos nacionais e internacionais.

Durante a semana registou-se também a disputa da Supertaça de basquetebol sénior em ambos os sexos, onde o Recreativo do Libolo conquistou a prova em masculinos, ao vencer o Petro de Luanda, por 98-88.

Já em feminino, o troféu ficou com o Interclube mercê da vitória sobre o 1º de Agosto, por 59-48. Os dois conjuntos contaram os seus principais reforços, mas a determinação apresentada pelas polícias a partir do terceiro quarto as elevou para a vantagem.

No andebol, o Progresso do Sambizanga conquistou sábado, em feminino, o quadrangular alusivo ao 40º aniversário da Independência Nacional, assinalado a 11 deste mês, ao vencer a Marinha de Guerra, por 21-20.

Para atingirem este triunfo, as "sambilas" derrotaram antes o Atlético Sport Aviação (ASA), por 37-19, e a Marinha de Guerra suplantou o Petro de Luanda, por 36-32.

As petrolíferas ficaram em terceiro lugar com o triunfo sobre as aviadoras, por 26-23.

Na mesma modalidade, a seleção angolana sénior cumpre desde segunda-feira um estágio de 15 dias em Portugal, rumando depois para Espanha, onde disputará um torneio com as similares da Tunísia, Dinamarca, Espanha e um conjunto provincial de Bilbao, visando o mundial de dezembro no território dinamarquês.

Em relação ao nacional sénior de hóquei em patins, a Académica de Luanda, Petro de Luanda, 1º de Agosto e Sagrado Coração de Jesus, apuraram-se para as meias-finais da competição, a acontecer esta segunda-feira, no pavilhão anexo à Cidadela Desportiva, em Luanda.

A Académica de Luanda venceu o Hóquei 2000 por 12-3, o Petro de Luanda derrotou a Académica do Lobito por 10-7, o 1º de Agosto cilindrou o Estado Maior por 12-1 e o Sagrado Coração de Jesus ganhou ao Exército por 4-2.

As classificativas dos quinto ao oitavo lugares vão envolver o Hóquei 2000, a Académica do Lobito, o Estado Maior e o Exéricito.