O técnico Romeu Filemon, a ser apresentado terça-feira pela FAF, em Luanda, como selecionador nacional, constitui-se no 16º profissional angolano a liderar os Palancas Negras, ao longo dos mais de 35 anos de futebol nacional.

O substituto do uruguaio Gustavo Ferrin, afastado do combinado nacional em 2013, por maus resultados, dirigirá o combinado nacional por um período de dois anos.

Entre os técnicos nacionais que já orientaram as honras, o mais categorizado em termos de resultados é Oliveira Gonçalves com uma Taça das Nações em sub-20 (Etiópia2001) e consequente apuramento ao campeonato do mundo da categoria, qualificação ao mundial de sénior Alemanha'2006 e quartos-de-final no CAN do Ghana'2008.

A lista integra: Lutero da Mota (primeiro selecionador nacional), Ferreira Pinto, Rui Clington, Chico Ventura, Amílcar Silva, Domingos Inguila, Joca Santinho, Arlindo Leitão, Nando Jordão, Carlos Queiroz, Carlos Alves, Mário Calado, Mabi de Almeida, Oliveira Gonçalves, Lito Vidigal e Romeu Filemon.

No total passaram pela seleção nacional 30 técnicos, 14 dos quais estrangeiros. Trata-se Skoric Vidic, Petar Knerzevic (jugoslavo), António Clemente (brasileiro), Ruben Garcia (argentino), Jesualdo Ferreira (português), Dusan Kondic (sérvio), Carlos Alhinho (cabo-verdiano), Manuel Gomes "Necas" (português), Vesselin Vesco (sérvio), Djalma Cavalcanti (brasileiro), Ismael Kurtz (brasileiro), Manuel José (Português),Hervé Renard (francês) e Gustavo Ferrin (uruguaio).

Perfil do novo selecionador:

Romeu Filemon, 49 anos, optou pela carreira de técnico de futebol em 1995, após formação superior na Ucrânia, onde também fez o mestrado em Ciências de Educação.

Embora não tenha uma folha de serviço recheada de êxitos, destacou-se no futebol angolano pela ousadia e inúmeras soluções táticas nas equipas em que trabalha.

Notabilizou-se através do trabalho que desenvolve em equipas de pequeno porte por onde passou, obtendo bons resultados ao lado de adversários de maior estrutura competitiva e financeira.

Natural de Benguela, o antigo técnico do Benfica de Luanda tem na “bagagem” uma Taça de Angola como líder do Sonangol do Namibe em 2004 e passagens pelo 1º de Maio de Benguela, Académica do Lobito, Benfica do Lubango, Académica do Soyo, Santos FC, 1º de Agosto e Benfica de Luanda.

Em 2007 foi contratado pelo órgão reitor para coordenar o futebol jovem e orientar os Sub-20. Em Junho de 2012 foi, por um período de dois meses, treinador interino dos Palancas Negras.