O português Pedro Gonçalves, 42 anos, foi apresentado esta sexta-feira em conferência de imprensa da FAF, em Luanda, como o substituto de Simão Languinha, no comando técnico da seleção angolana de futebol em sub-17.

Com um contrato de dois anos, o luso provém do quadro de técnicos da Academia de futebol do 1º de Agosto, onde trabalhou durante as últimas três épocas.

Enquanto treinador da formação “militar”, o licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade técnica de Lisboa, em 2000, destacou-se ao conquistar vários títulos, com realce para o campeonato nacional e provincial da categoria em 2017.

Pedro Gonçalves é treinador de nível – I pela Associação de Futebol de Lisboa em 1997. Possui pós-graduação em treino desportivo de alto rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa desde 2006.

No encontro com os jornalistas, realizado na sede da Federação, em Talatona, o presidente da instituição, Artur de Almeida apresentou, também, o espanhol Ramon Alturo como o diretor -técnico dos sub-17, com dois anos de vínculo.

Os custos da contratação deste profissional, de 32 anos, serão pagos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como é norma, segundo o responsável federativo.

Romon Alturo, que esteve ligado a Academia de Futebol de Angola (AFA) desde 2015, tem licença pela União das Federações Europeias de Futebol (EUFA), além de passagem como técnico da federação espanhola e da escola da Catalunha FC, as duas funções desempenadas em 2011.

A seleção nacional de sub-17 de Angola estará envolvida nas eliminatórias para o CAN da Tanzânia, a disputar-se no próximo ano.