Em declarações hoje à Angop, em Luanda, em reação ao anúncio divulgado no passado domingo sobre a contratação do uruguaio Gustavo Ferrín para o cargo de seleccionador nacional, realçou que a Federação Angolana de Futebol (FAF) deveria ponderar esta situação.

“A FAF é soberana nas decisões, mas se existe objectivos imediatos para se atingir a fase final do CAN da África do Sul, se devia continuar com o treinador Romeu Filemon, dado o projecto que já iniciou. Neste caso, o 1º de Agosto tem sido participativo no processo e devia entender que o seu funcionário acumulasse o cargo até a realização do jogo da última eliminatória com o Zimbabwe”, salientou.

De acordo com Mário Calado, apesar do curriculum que o técnico tem, ao ser conhecedor do futebol jovem, carece muito tempo de trabalho para se adaptar à realidade do futebol angolano e continental.

“Isso leva tempo tanto para os jogadores como para o próprio treinador se adaptarem. Para mim, esta contratação devia-se concretizar depois da eliminatória de Setembro e Outubro com a selecção do Zimbabwe” – disse.

Romeu Filemon orienta o 1º de Agosto e tinha sido contratado como selecionador interino para os jogos da primeira e segunda jornadas, diante do Uganda (1-1), em Luanda, Libéria (0-0), em Monrovia, de apuramento a Copa do Mundo de 2014.

Quanto ao adversário, admitiu ser uma boa seleção, apesar desta estar ausente em mais de três edições nas fases finais do CAN. “Devemos ter cautelas com o Zimbabwe, mesmo sabendo que o primeiro desafio será em Harare. É uma vantagem para Angola, mas vamos ter muito cuidado".

Mário Calado já enfrentou por duas ocasiões os zimbabweanos como treinador principal, igual número como adjunto do ex-jugoslavo Dusan Kondic e do brasileiro Ismael Kurtz.

Angola defronta o Zimbabwe entre 7 e 9 de Setembro (primeira mão), em Harare, enquanto que o jogo da segunda mão está marcada para 12 ou 14 de Outubro, em Luanda.

O CAN2013 realiza-se de 19 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2013, na África do Sul. A organização escolheu os estádios de Soccer City, em Joanesburgo, Moses Mabhiba Stadium (Durban), Royal Bafokeng Sports Palace (Rustenburg), Mbombela Stadium (Nelspruit) e Nelson Mandela Bay Stadium, em Port Elizabeth.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.