Cabo Verde realizou na tarde desta quarta-feira o último treino em solo lusitano, antes da partida para Niamey, onde sábado defronta o Níger.

No apronto que decorreu num dos campos do Complexo Desportivo do Jamor em Lisboa, o selecionador cabo-verdiano deu primazia a finalização e troca de bola em espaços reduzidos. Rui Águas esteve bastante interventivo, tal como os adjuntos no incentivo aos jogadores nos exercícios.

O apronto durou sensivelmente uma hora e meia e teve a participação de quase todos os jogadores. Depois dos habituais exercícios de aquecimento, o grupo foi dividido em três. Os guarda-redes, Ivan “Somada”, Vozinha e Kevin, treinaram saídas à cruzamentos e colocação rápida da bola em jogo, enquanto os jogadores de campo, separados em dois grupos, treinavam passes e posse de bola em espaços reduzidos.

Ryan Mendes, Carlitos e Nivaldo à parte

Dos 24 jogadores que compõem a convocatória, apenas três não participaram no apronto da tarde desta quinta-feira. Ryan Mendes, Carlitos e Nivaldo fizeram treino de recuperação junto do fisioterapeuta, Silvino Monteiro. Dos três, apenas Nivaldo não participou em qualquer treino. O lateral esquerdo do FK Teplice da República Checa só se juntou a comitiva cabo-verdiana na terça-feira, pelo que esta quarta fez treino de recuperação.

Carlitos participou no apronto de terça, tal como Ryan. Os três fizeram gestão de esforço mas estarão disponíveis para dar o seu contributo aos Tubarões Azuis no jogo frente ao Níger.

Capitão sempre presente

Quem tem marcado presença junto da comitiva é Marco Soares. O capitão da Seleção cabo-verdiana de futebol continua a fazer treino de recuperação da lesão sofrida no joelho esquerdo. O médio está na fase final da sua recuperação, vai acompanhar a comitiva até Cabo Verde e viajará depois para Angola para começar os trabalhos junto do seu clube, o 1.º de Agosto.

O capitão tem usado da sua experiência para alertar os mais novos do que podem encontrar em Niamey. É dos mais carismáticos dentro do plantel e já defrontou várias seleções africanas, pelo que é crucial passar essa experiência aos estreantes.

Um dos destaques no treino foi Jeffrey Fortes, lateral direito que faz a sua estreia nos Tubarões. O jogador do Dordretch da Holanda teve sempre atenção especial dos técnicos mas também dos colegas mais velhos nos exercícios de finalização em campo reduzido. Destaque ainda para Kuka, extremo que tem estado de pé quente no Estoril e que foi uma "dor de cabeça" o guarda-redes Ivan num dos exercícios. É que Kuka finalizava sempre bem, com remates colocados, que davam quase sempre belos golos, para desespero de Ivan.

O selecionador Rui Águas esteve sempre interventivo, incentivando os atletas, fazendo correções nos exercícios, tal como os adjuntos.

A comitiva parte esta sexta-feira para Niamey, com escala em Marrocos. No sábado, defrontam o Níger, no primeiro jogo de apuramento ao CAN2015.