A seleção de futebol integra pela primeira vez um cozinheiro na sua comitiva, mais uma prova do cuidado com que os responsáveis governamentais e da FCF estão a dispensar à preparação do jogo Camarões – Cabo Verde, de domingo.

A informação foi avançada à Inforpress pelo Vagomestre das Forças Armadas, Carlos Jorge Silva, conhecido por Tóca, que se assume como chefe de segurança da alimentação da seleção nesta deslocação aos Camarões.

«Já cá tinha estado uma equipa avançada que pesquisou as condições do hotel e contactou uma cabo-verdiana aqui radicada que vai auxiliar-nos nesta tarefa, pois vamos comprar todos os mantimentos e água aqui nos Camarões», explicou Tóca à Inforpress.

Os alimentos não vieram de Cabo Verde porque, avançou, as autoridades camaronesas avisaram que não iriam permitir a entrada de géneros alimentares, daí a opção, prosseguiu a mesma fonte, de comprar os mantimentos nos Camarões.

O hotel onde a seleção se encontra hospedada disponibilizou a cozinha para a confeção das refeições, sendo certo que elas serão concertadas diariamente entre cozinheiro e médico da equipa, Carlos Rodrigues.

Em relação à ementa, Carlos Jorge Silva, detentor de uma experiência de 10 anos em vagomestria, apenas apontou uma previsão - «pois não sabemos se vamos encontrar tudo o que desejamos» - que aponta para um pequeno-almoço, no sábado, composto por pão, iogurte, queijo, fiambre, doces, leite, chá e café.

Para o almoço prevê-se bife de vaca com bata frita e salada, e ainda fruta, como sobremesa, e para o jantar, a previsão indica peru com massa ou frango estufado com batata, sendo certo que entre o almoço e o jantar será ainda servido aos futebolistas um lanche composto por sumo, iogurte e fruta.

O jogo Camarões – Cabo Verde conta para a segunda mão da 3ª eliminatória de qualificação para o CAN’2013 da África do Sul, e disputa-se este domingo, 14, às 13h00 de Cabo Verde, no Estádio Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé.

Na primeira mão, Cabo Verde recebeu e venceu os Camarões no Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, por 2-0, golos apontados pelo defesa Ricardo e pelo avançado Djaniny.

O jogo será dirigido por um quarteto de arbitragem do Egito chefiado pelo árbitro central, Greisha Gihed, auxiliado pelo primeiro assistente, Degaish Aymen, e pelo segundo assistente, Dorry Abd El Salam Tamer, sendo quarto árbitro Ashor Mahmoud.