O atual "ranking" da FIFA coloca Cabo Verde como cabeça-de-série para o "play-off" de acesso ao Campeonato do Mundo de futebol, mas terá de se esperar até à próxima quinta-feira para saber se a atual classificação se mantém.

Para a última fase de apuramento da zona africana, que tem direito a cinco vagas, qualificaram-se dez seleções: Etiópia (vencedora do Grupo A), Cabo Verde (B), Costa do Marfim (C), Gana (D), Burkina Faso (E), Nigéria (F), Egito (G), Argélia (H), Camarões (I) e Senegal (J).

Segundo o critério de emparelhamento do "play-off", as cinco melhores seleções qualificadas no "ranking" da FIFA serão designadas como "cabeças de série", estando Cabo Verde classificado, entre as 10 apuradas, precisamente como o quinto melhor, na 36.ª posição.

À frente estão as seleções da Costa do Marfim (18.º lugar), Gana (24.º), Argélia (34.º) e Nigéria (35.º) que, tal como cabo Verde, se tudo se mantiver, não se defrontarão.

O Mali, terceira melhor seleção africana no "ranking" (32.º lugar), viu a Argélia "roubar-lhe" o primeiro lugar do Grupo H e não se apurou para o "play-off". Mesmo que se qualificasse, em detrimento da Argélia, Cabo Verde manter-se-ia, porém, como "cabeça de série".

Atrás deste "lote" estão o Burkina Faso (48.ª posição no "ranking" da FIFA), Camarões (51.ª), Egito (61.ª), Senegal (78.ª) e Etiópia (102.ª), seleções teoricamente acessíveis aos "Tubarões Azuis" cabo-verdianos.

As dez seleções africanas vão disputar as cinco vagas africanas no Campeonato do Mundo num "play-off" cujo emparelhamento será conhecido a 16 deste mês no Cairo (Egito).

Os jogos serão disputados entre 11 e 15 de outubro (primeira mão) e 15 e 19 de novembro (segunda).

A atualização do "ranking" da FIFA, divulgado em 08 de agosto último, está marcada para quinta-feira, sendo, contudo, difícil que os "Tubarões Azuis" não sejam "cabeças de série" dado que o seu "rival" mais próximo é o Burkina Faso, 12 lugares abaixo de Cabo Verde.