A seleção de Cabo Verde de futebol realiza hoje em Lisboa (Portugal) o segundo treino de preparação para o embate inaugural de sábado com o Senegal, em Dakar, referente ao Grupo D africano de qualificação para o Mundial’2018.

De regresso ao comando técnico, após uma ausência de três anos, Lúcio Antunes promete trabalhar para que Cabo Verde recupere “o prestígio perdido” nos últimos jogos, reafirmando mesmo que "agora é uma outra fase”.

Em entrevista a Inforpress, Lúcio afirma que as quatro equipas do grupo - Cabo Verde, África do Sul, Burkina Faso e Senegal - vão iniciar com zero ponto e que a seleção crioula vai trabalhar para ser o primeiro do grupo, única posição que garante a qualificação ao Mundial da Rússia.

Para isto conta ter um “ambiente bom” na seleção e encontrar os jogadores motivados, tendo lançado um apelo ao público e apoiantes no sentido de "continuar a dar força” à seleção, para que Cabo Verde consiga qualificar-se.

Quanto a forma como a seleção nacional vem perdendo terreno a nível da FIFA e da CAF, com resultados negativos nos últimos jogos, promete trabalhar primeiramente na organização e na motivação e, posteriormente, focar-se no Mundial da Rússia.

Lúcio Antunes, que trabalha com os adjuntos Rui Alberto Leite, Nelito Antunes, Nando (ex capitão dos Tubarões Azuis) e Bera, (treinador do guarda-redes), tranquiliza aos cabo-verdianos, pois diz ter já estudado o Senegal mediante a supervisão dos jogos das equipas adversárias e que juntamente com os coadjuvantes já analisaram, de forma detalhada, os jogadores das respetivas equipas.

"Estamos a preparar bem. Queremos fazer um bom jogo. Queremos iniciar com o pé direito", enfatiza o timoneiro, que espera travar uma série de oito vitórias consecutivas alcançadas pela “forte seleção” do Senegal.

O jogo Senegal - Cabo Verde realiza-se às 20:00 locais (19:00 de Cabo Verde) do dia 8 de Outubro no Stade Léopold Sédar Senghor, em Dakar, e marca o regresso de Lúcio Antunes à liderança da equipa técnica, após a saída do professor Felisberto Cardoso.

A seleção do Senegal ocupa atualmente a 39ª posição do "ranking" da FIFA com 684 pontos, correspondente o terceiro na CAF, suplantado apenas pelas seleções nacionais da Costa do Marfim e Argélia.

Cabo Verde, por seu lado, tem vindo a perder terreno nos últimos tempos, estando agora no 72º lugar do "ranking" da FIFA, com 475 pontos, o que corresponde ao 18º lugar a nível de África.

No outro jogo deste grupo, a seleção de Burkina Faso, 67º do "ranking" da FIFA, faz a receção à congénere da África do Sul, 62º lugar da FIFA, em Ouagadougou

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.