O guarda-redes Mário da Rosa disse esta terça-feira que o grupo da seleção cabo-verdiana de futebol está “muito forte e focado” para vencer o jogo de sexta-feira com a África do Sul para as eliminatórias do Mundial da Rússia`2018.

Destacado para falar à imprensa antes do segundo treino da seleção para este duplo confronto coma África do Sul, o guarda-redes do Desportivo de Chaves (Portugal), disse que os jogadores e a equipa técnica estão confiantes numa vitória.

Questionado que já se sente integrado, disse que, apesar de ser a sua segunda convocatória, a adaptação tem sido “fácil “e que se sente “orgulhoso” por representar a seleção de Cabo Verde e conviver com jogadores de “grande qualidade”.

“Na primeira vez fui bem-recebido e desta vez foi a mesma coisa”, notou o futebolista formado na Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), ressalvando que “mais importante” é alcançar a vitória nesses dois jogos com a África do Sul.

A primeira convocatória deste jovem guarda-redes de 19 anos para a seleção de Cabo Verde aconteceu em setembro do ano passado para o jogo com a Líbia, a contar para a qualificação da fase final do CAN `2017.

Em Cabo Verde, o atleta defendeu a equipa da Kumunidade, da 2ª divisão do campeonato regional de Santiago Sul, antes de se transferir para os juvenis do Real Sport Clube de Massamá e de dar o salto para o Desportivo de Chaves, da primeira liga portuguesa.

No treino da tarde de hoje, o selecionador Lúcio Antunes contou com a maioria dos jogadores, faltando o defesa Stopira (Videoton, Hungria), Ponck (Aves, Portugal), Platini (Polithecnic IASI, Roménia) que integram o grupo de trabalho esta terça-feira.

Os defesas centrais Ricardo Silva e Fernando Varela já não se apresentam aos trabalhos da seleção nacional para o duplo compromisso com a África do Sul, assim como o atleta do Sporting B de Portugal, Joanes Cabral.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol justifica que Ricardo Silva (Paços de Ferreira, Portugal) e Fernando Varela (PAOK, Grécia), dois habituais titulares, não poderão apresentar-se ao trabalho devido a lesões, ao passo que fundamenta a ausência do atleta de Alvalade Jovane Cabral com “motivos pessoais”.

Cabo Verde e África do Sul defrontam-se esta sexta-feira, 01, no Estádio Nacional, em jogo referente a terceira jornada do Grupo D de qualificação africana para o Mundial Rússia’2018.

Quatro dias depois voltam as duas seleções voltam a defrontar-se, desta vez no território sul-africano, em jogo referente à quarta ronda.

O jogo desta sexta-feira ocorre às 17:30, e vai ser dirigida por uma equipa de arbitragem da Argélia, chefiada pelo árbitro central Abid Charef Mehdi.

Burkina Faso e África do Sul lideram o Grupo D de qualificação Africana para Mundial’2018, com quatro pontos cada, seguidos do Senegal, com três, ao passo que Cabo Verde ainda não pontuou devido às derrotas encaixadas nas duas primeiras partidas.