Cabo Verde entrou da melhor forma na qualificação para o CAN2015 ao vencer fora o Níger por 3-1. Um golo de Odair Fortes e dois de Garry Mendes ajudaram os Tubarões Azuis a derrotar os Menas e liderar o grupo F. No outro jogo do grupo, Zâmbia e Moçambique empataram a zero bolas.

No jogo que marcou a estreia de Rui Águas como selecionador de Cabo Verde, a turma crioula entrou praticamente a vencer em Niamey. Aos três minutos, o extremo Garry Rodrigues abriu o marcador na recarga a uma bola que o guarda-redes contrário não conseguiu segurar. Uma "machadada" forte nas aspirações dos nigerinos.

Com uma entrada forte, a explorar bem o jogo pelos corredores laterais onde estavam os velocíssimos Garry Rodrigues e Odair Fortes, os Tubarões Azuis chegaram ao 2-0 aos 14 minutos por Odair Fortes. Dez minutos depois Garry Rodrigues fazia o segundo na conta pessoal e o terceiro de Cabo Verde, deixando os Menas numa posição delicada.

Rui Águas surpreendeu no onze, ao apostar em Odair pela direita, um jogador que dá mais consistência defensiva em relação a Ryan Mendes, que se esperava que fosse titular. Face as muitas ausências na zona intermédia, promoveu as entradas de Calú e Nuno Rocha no onze nos lugares habitualmente ocupados por Toni Varela e Marco Soares. Na frente, Zé Luís ganhou a corrida a Djaniny.

Os nigerinos reagiram e reduziram para 1-3 pelo avançado Moussa Maazou aos 34 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo.

No segundo tempo o Níger bem tentou marcar mais um golo que os pudesse relançar na partida mas Vozinha e a restante comitiva da defesa mostraram segurança, apesar de alguns calafrios. O Níger atirou uma bola ao poste nos momentos finais.

Face ao avanço no terreno dos nigerinos, Rui Águas reforçou o meio-campo, fazendo entrar Kuka e Sténio para os lugares de Zé Luís e Garry Rodrigues. Mais tarde entrou ainda Djaniny.

Onze de Cabo Verde: Vozinha; Carlitos, Gegé, Kay e Stopira; Calú, Nuno Rocha e Babanco; Odair Fortes, Zé Luis e Garry Rodrigues.

Ainda no grupo de Cabo Verde, a seleção de Moçambique arrancou um precioso ponto na deslocação a Zâmbia, ao empatar a zero bolas com os Chipolopolos. Dia 10 Cabo Verde recebe a Zâmbia e o Níger defronta Moçambique em Maputo.

Nos outros jogos da 1.ª jornada, a África do Sul goleou fora o Sudão por 3-0 no Grupo A. No Grupo B a Argélia venceu fora a Etiópia por 2-1, com golos de Soudani e Brahimi, Saladin fez o golo dos etíopes.

Os Camarões também entraram com o "pé direito", batendo a República Democrática do Congo por 2-0, golos de Njie e Aboubakar, jogador do FC Porto. A Guiné Conacri venceu o Togo por 2-1, o Senegal bate o Egito por 2-0.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.