A Federação Cabo-verdiana de Futebol já está na posse da sentença do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), sedeada em Lausanne (Suíça), sobre o seu recurso interposto contra o castigo imposto à seleção pela Comissão de Recurso da FIFA.

A FCF promete divulgar o resultado deste imbróglio este sábado, durante uma conferência de imprensa, a ser dirigida pelo presidente, Mário Semedo, dando conta do resultado do recurso cabo-verdiano à decisão do Comité de Apelo da FIFA, de 23 de setembro, na sequência da decisão do Comité Disciplinar (CD) da FIFA, de 12 de Setembro.

Efetivamente, o Tribunal Arbitral do Desporto prometera ter uma decisão final até 31 de Janeiro, mas o site deste organismo não faz qualquer alusão a este caso, isto porque comunica a decisão diretamente às partes interessadas.

Cabo Verde apresentou o recurso ao TAS, em finais de Outubro, mas a audiência deste caso envolvendo FCF à FIFA, realizou-se a 14 do corrente, com a presença dos advogados da FCF, da FIFA e os juízes do TAS.

Cabo Verde, recorde-se, ficou afastado da fase dos "play-off" e, consequentemente, do Mundial 2014, por ter sido decretado derrota na secretaria (3-0), para a Tunísia, quando em campo a equipa crioula havia levada de vencida os Tunisinos por 2-0, fora de portas.

Com esta vitória, Cabo Verde liderava o Grupo e teria o passaporte para os "play-off" facto muito festejado pelos cabo-verdianos, mas que em apenas três dias tornou-se num autêntico pesadelo.

Tudo isto, porque a FIFA considera que Cabo Verde utilizou o defesa central Fernando Varela em situação irregular, alegando que apenas cumpriu dois dos quatro jogos com que tinha sido punido pela sua expulsão na Guiné Equatorial.