A repetição do jogo entre a África do Sul e Senegal para o Mundial de futebol de 2018, pode complicar as contas da seleção de Cabo Verde e beneficiar os senegaleses, em caso de vitória.

Isto porque, os Leões de Teranga, nome por que é conhecida a seleção do Senegal, passariam a somar sete pontos e liderar o grupo, com mais um ponto que Cabo Verde e Burkina Faso, que somam seis pontos. Mas também pode beneficiar Cabo Verde já que, em caso de empate entre ambos, os ´Tubarões Azuis` ganhariam pontos às duas seleções.

Apesar da repetição do jogo, a seleção nacional de Cabo Verde, independentemente do resultado deste jogo, continua a depender de si mesmo para conseguir a qualificação para o Mundial da Rússia do próximo ano.

O combinado crioulo somente tem que vencer os dois jogos, na quinta jornada do Grupo D de qualificação Africana para Mundial’2018 com o Senegal, e em novembro em Ouagadougou, contra Burkina Faso.

A referir que a FIFA informou esta quarta-feira a repetição do jogo entre África do Sul e Senegal, que fazem parte do grupo de Cabo Verde, realizado a 12 de novembro de 2016, decisão justificada com a irradiação do árbitro por ter influenciado o resultado daquele jogo em que os sul-africanos venceram por 2-1.

A 20 de Março, logo após o polémico jogo, os senegaleses pediram à Confederação Africana de Futebol (CAF) e à FIFA que investigassem a atuação do árbitro, Lamptey, que teria “adotado decisões escandalosas a favor da seleção sul-africana”, nomeadamente grandes penalidades “duvidosas” e faltas sobre os senegaleses não assinaladas.

Após análise do caso, Lamptey começou por ser suspenso por três anos, para depois o castigo chegar à irradiação.

Com esta decisão, o grupo D africano continua a ser comandado por Burkina Faso e Cabo Verde, com seis pontos em quatro jogos. O Senegal está com cinco pontos, mas agora com um jogo a menos, e a África do Sul tem um ponto, em três jogos.

Ainda não está fixado um dia para o jogo, apenas se sabe que será em novembro, quando termina as eliminatórias africanas de apuramento para o Mundial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.