Lúcio Antunes ainda está a colher os "louros" da histórica vitória frente aos Camarões por 2-0. Um resultado que pode levar os "tubarões azuis" ao 51º lugar do próximo ranking da FIFA, ultrapassando seleções como a Escócia. Foi na base dessa subida que o selecionador cabo-verdiano deu uma entrevista ao The Sun da Escócia.

O jornal sublinha que, para alguns, ver Cabo Verde à frente da Escócia no ranking FIFA é o último insulto para Craig Lavein, selecionoador escocês. Lúcio Antunes mostra-se orgulhoso pelo feito mas relata as dificuldades que Cabo Verde tem tido no futebol africano.

O The Sun faz referências às origens crioulas de Henrik Larsson, sueco que fez sucesso no Celtic de Glasgow da Escócia, mas também a Patrick Vieira, ex-jogador francês, de origem cabo-verdiana.

Para Lúcio Antunes, a última vitória frente aos Camarões deu grande visibilidade à Cabo Verde. «Subimos muito no ranking FIFA e ultrapassamos seleções do calibre da Escócia. É um grande marco para Cabo Verde. Ainda nem dá para acreditar. Nem nos nossos melhores sonhos poderíamos comparar Cabo Verde com Escócia como país ou no nível futebolístico».

O selecionador cabo-verdiano sublinha as dificuldades que a federação tem sentido. Lúcio afirmou que, se Cabo Verde tivesse as condições da Escócia, poderia ser uma das melhores seleções africanas.

Lúcio aponta desenvolvimento que o futebol cabo-verdiano tem tido, com jogadores que jogam por amor à camisola. «Na nossa seleção os jogadores jogam de borla. Não há prémios por vitória ou algo do género. O que fazemos é colocar esses jogadores no mapa do futebol internacional, ajudando-os a promoverem-se. Todos os jogadores da equipa nacional atuam fora do país», sublinhou Lúcio.

Esta melhoria no futebol cabo-verdiano é visível no número de jogadores a atuarem fora do país, como em Portugal, Espanha, Holanda, Chipre, França, Roménia e Hungria. Lúcio deu o exemplo de Ryan Mendes e Zé Luís, dois atacantes crioulos que este ano estão na Champions.

Cabo Verde poderá fazer história, se conseguir apurar-se para o CAN´2013, algo inédito para o arquipélago. Na primeira mão da última eliminatória de acesso ao CAN´2013, Cabo Verde bateu os Camarões por 2-0, jogo realizado na cidade da Praia.