Os cabo-verdianos Ryan Mendes e Platini integram a lista dos 25 nomeados para Jogador Africano do Ano.

Os dois atletas estiveram em destaque no Campeonato Africano das Nações, que decorreu em janeiro e fevereiro na África do Sul, tendo ajudado Cabo Verde a chegar aos quartos-de-final da prova, naquela que foi a primeira participação dos Tubarões Azuis na maior montra do futebol africano.

O vencedor do prémio, atribuído pela Confederação Africana de Futebol (CAF), será anunciado na gala anual da CAF, que este ano será realizado a 9 de janeiro, em Lagos, capital da Nigéria.

A nomeação dos dois cabo-verdianos é o reconhecimento da excelente campanha de Cabo Verde no CAN2013. Os Tubarões Azuis empataram com África do Sul e Marrocos a zero bolas e 1-1 respetivamente e venceram depois, na última jornada da fase de grupos, a seleção de Angola por 2-1. Nos quartos-de-final, perderam por 2-0 com o Gana.

Platini foi uma das grandes surpresas do torneio. Chamado no decorrer do estágio para substituir Odair Fortes, o médio atualmente no Omonia do Chipre tornou-se no primeiro jogador a marcar um golo pela seleção cabo-verdiana em fases finais do CAN, além de excelentes exibições.

Ryan Mendes, do Lille, também foi um dos destaques na seleção cabo-verdiana. Apesar de não ter feito nenhum golo, o jovem avançado fez "estragos" na África do Sul, com um futebol que encantou a crítica.

Yaya Touré, vencedor do prémio no ano passado, integra a lista dos 25 nomeados.

Entre os 25 nomeados, destaque para o argelino Slimani, jogador do Sporting de Portugal, Didier Drogba, vencedor do prémio em duas ocasiões. Samuel Eto´o do Chelsea, vencedor do trofeu em quatro ocasiões, não está nomeado.

Destaque ainda para as nomeações de Pierre-Emerick Aubameyang do Gabão, Mohamed Abou Trika do Egito, Jonathan Pitroipa do Burquina Faso. 

A Nigéria, campeã africana, coloca cinco jogadores nos 25 nomeados. Costa do Marfim tem três nomeados, Gana, Argélia e Egito têm dois cada.

Os 25 nomeados para Jogador Africano de 2013

Ahmed Musa (NGR/CSKA Moscovo/RUS), Asamoah Gyan (GHA/Al Ain/UAE), Dame N’Doye (SEN/Lokomotiv Moscovo/RUS), Didier Drogba (CIV/Galatasaray/TUR), Emmanuel Emenike (NGR/Fenerbahce/TUR), Islam Slimani (ALG/Sporting /POR), John Obi Mikel (NGR/Chelsea/ENG), Jonathan Pitroipa (BUR/Rennes/FRA), Kevin Constant (GUI/AC Milan/ITA), Kwadwo Asamoah (GHA/Juventus/ITA), Luis Carlos Almada Soares 'Platini' (CPV/Omonia Nicosia/CYP), Mehdi Benatia (MAR/Roma/ITA), Mohamed Abou Trika (EGY/Al Ahly/EGY), Mohamed Salah (EGY/Basel/SUI), Nicolas Nkoulou (CAM/Marseille/FRA), Pierre-Emerick Aubameyang (GAB/Borussia Dortmund/GER), Ryan Mendes (CPV/Lille/FRA), Saladin Said (ETH/Wadi Degla/EGY), Seydou Keita (MAL/Dalian Aerbin/CHN), Sofiane Feghouli (ALG/Valencia/ESP), Sunday Mba (NGR/Warri Wolves/NGR), Victor Wanyama (KEN/Southampton/ENG), Vincent Enyeama (NGR/Lille/FRA), Gervinho (CIV/Roma/ITA), Yaya Toure (CIV/Manchester City/ENG))

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.