O primeiro-ministro disse hoje ter ficado «chocado» e «completamente transtornado» com a notícia de que Cabo Verde vai ficar de fora dos “play off” para o Mundial 2014 devido à utilização indevida de um jogador contra a Tunísia.
«O meu sentimento é de muita tristeza, eu fiquei completamente transtornado quando ouvi a notícia, quando me comunicaram que Cabo Verde poderia perder os três pontos pelo facto de termos usado um jogador irregularmente», disse o chefe do Governo.
José Maria Neves espera, contudo, que as coisas funcionem normalmente, que haja o apelo, que a justiça se faça e que a melhor decisão seja tomada «relativamente a esta matéria».
Ainda assim, o primeiro-ministro afirmou aos jornalistas que não queria, «por enquanto», comentar este assunto, dado que as questões ainda estão a ser analisadas nas instâncias próprias.
«Há o recurso da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) à instância de apelo e vamos aguardar e não queria intrometer-me nesta discussão», sublinhou.
Esta quinta-feira, o Comité Disciplinar da Federação Internacional de Futebol (FIFA) tomou a decisão de punir a FCF pela utilização do defesa Fernando Varela que se encontrava de castigo para enfrentar a Tunísia no jogo das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 realizado no último sábado.
Como penalização, a FIFA decidiu atribuir a vitória de 3-0 a favor da seleção tunisiana, fazendo com que Cabo Verde não avance à terceira fase dos play-off, porque caiu para a segunda colocação do Grupo B com nove pontos, enquanto a Tunísia assegura a liderança da chave com 14 pontos, ficando classificada para a etapa seguinte.
A FCF também foi multada em seis mil francos suíços por violação do parágrafo primeiro do artigo 55º do Código Disciplinar da FIFA e do artigo oitavo do regulamento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
A punição de Fernando Varela deve-se ao facto de não ter cumprido integralmente os quatro jogos de suspensão que recebeu depois de ter sido expulso por conduta antidesportiva para com um árbitro da partida realizada no dia 24 de Março de 2013 pelas eliminatórias, na Guiné-Equatorial.
Comentários