O seleccionador de futebol de Cabo Verde, Rui Águas, justifica o regresso do capitão Marco Soares e do avançado Zé Luís, há muito afastados da convocatória, como resultados de transição do defeso e por serem mais uma valia para os próximos compromissos.

Marcos Soares, agora a militar no Ael Limassol, do Chipre, está de volta ao combinado nacional depois de uma longa ausência motivada por uma grave lesão contraída ainda ao serviço do 1º de Agosto de Angola, pelo que o seleccionador entende tratar-se de um regresso normal de um capitão.

Considera que este médio faz parte da equipa de Cabo Verde e que permite com que a equipa esteja em condições de fazer algumas variações, alegando mesmo ser grande a vontade de Marcos Soares participar, estar entre os eleitos e defender as cores da selecção de Cabo Verde.

Quanto ao Zé Luís, o avançado goleador que o Spartac de Moscovo foi contratar ao Sporting de Braga em Portugal, volta a ser convocado para ajudar a selecção nacional nesta caminhada rumo a CAN’2017, já que continua a demonstrar a sua veia goleadora na Liga Russa.

Zé Luís é mais uma opção para a linha ofensiva, juntamente com Heldon (Rio Ave, Portugal), Djaniny (Santos Laguna, México), Garry Rodrigues (PAOK, Grécia) Ryan Mendes (Lille, França) e Brito (Recreativo Libolo, Angola).

Dos 20 convocados para a “Operação Líbia”, Vozinha e Calú jogam em Moldóvia; Kevin, Babanco, Tom, Heldon e Semedo actuam em clubes portugueses; Kay, Fernando Varela, e Nuno Rocha envergam os emblemas dos clubes da Roménia, Jeffrey Fortes joga na Holanda, Steven em França, Carlitos e Garry Rodrigues na Grécia, Marco Soares no Chipre, Sténio na Bulgária, Ryan em França, Brito em Angola, Djaniny no México e Zé Luís no Spartak Moscovo (Rússia).

O jogo entre as equipas nacionais da Líbia e Cabo Verde realiza-se a 06 de Setembro em campo neutro - Estádio Petro Sport, no Cairo, referente à segunda jornada do Grupo F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2017.

Cabo Verde lidera o Grupo com uma vitória de 7-1 sobre São Tomé e Príncipe, seguida de Marrocos face à vitória de 1-0 a São Tomé e Príncipe.