A seleção cabo-verdiana de futebol inicia este sábado, 3 de janeiro, um estágio em Lisboa (Portugal), antes do jogo de preparação da CAN’2015 com o Congo, em Dacar (Senegal), na próxima semana.

No dia 11 de janeiro, os Tubarões Azuis seguem para a CAN’2015, que decorrerá entre 17 de janeiro e 8 de fevereiro, na Guiné Equatorial, país que aceitou realizar a prova depois da recusa de Marrocos, que pretendia adiar a prova decido à epidemia do ébola que assolou alguns países da África Ocidental.

Segundo o selecionador nacional, Rui Águas, o objetivo desta campanha é fazer "a melhor preparação possível", privilegiando os treinos e o descanso, para fazer "boa imagem" na CAN'2015.

Cabo Verde está integrado no grupo B, juntamente com a Zâmbia, seleção que defrontou na fase de apuramento, a Tunísia e a República Democrática do Congo, três seleções que têm em comum o facto de já terem vencido a Copa de África das Nações.

O primeiro jogo dos "Tubarões Azuis" na CAN'2015 é contra a Tunísia, no dia 18 de Janeiro, defrontando, depois, a RD Congo, no dia 22, e, no último jogo do grupo, a Zâmbia, no dia 26.

Esta será a segunda participação de Cabo Verde na prova, depois de, em 2013, na África do Sul, ter chegado aos quartos-de-final, nos quais os Tubarões Azuis foram eliminados pelo Gana.