O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse hoje à agência Lusa que os quadros competitivos do futebol feminino vão mudar na próxima época.
«Dentro do nosso compromisso [da atual direção] tínhamos duas áreas de intervenção mais particulares, que eram o futsal e o futebol feminino. Relativamente ao futsal foi possível terminar esse plano estratégico mais rapidamente e neste momento estamos na fase final de elaboração do plano estratégico para o futebol feminino», revelou Fernando Gomes à margem do estágio que a seleção nacional feminina de sub-17 está a fazer em Rio Maior.
Referindo que o atual executivo não gosta «de tomar as decisões baseadas por ‘feelings’ ou por ideias preconcebidas», o presidente da FPF revela que está a ser criada «uma base mais ou menos científica em termos da avaliação daquilo que existe» para que se possam estabelecer «bases comparadas com outros modelos que já tiveram resultados noutros países e, a partir dai, avançar para uma base sustentável de desenvolvimento da modalidade».
«Estamos à espera dessas conclusões, que deverão estar concluídas muito rapidamente, para depois tomarmos as medidas adequadas para iniciar esse projeto no início da própria época», concluiu Fernando Gomes.
O dirigente admite que os recentes resultados das seleções femininas propiciam um ambiente favorável, não só a eventuais alterações mas, sobretudo, ao crescimento da modalidade.
«Nada melhor que os resultados que a seleção de sub-19 obteve na fase final na Turquia, onde atingimos as meias-finais, e que esta seleção de sub-17 está a obter para criar o incentivo para aparecerem outras praticantes, que são a forma mais correta de desenvolver o futebol feminino», reconheceu o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Durante a visita que fez à Seleção Sub-17 feminina, que está em Rio Maior a preparar o Campeonato da Europa do escalão, que começa terça-feira, Fernando Gomes deixou palavras de incentivo ao grupo e destacou o «coletivo» desta jovem seleção.
A seleção portuguesa vai defrontar a Áustria, na terça-feira, em Telford, a Itália, a 29 de novembro, em Hinckley, e a anfitriã Inglaterra, a 02 de dezembro, em Burton, no Grupo A da sétima edição do Europeu da categoria.
Comentários